AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PÓS-PANDEMIA: SIGNIFICAÇÕES DE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação externa; aprendizagem; significações; Psicologia Sócio-Histórica.
Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Formação Humana, Docência e Currículo do Programa Pós–Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; ao Grupo de Pesquisa Educação e Subjetividade e ao Projeto de Pesquisa “Pandemia da COVID-19 e seus Impactos na Educação Básica no Brasil: Diagnóstico e Proposições Interventivas na Escola”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na área de Educação, cuja questão de pesquisa é a seguinte: quais as significações de um professor dos anos iniciais do ensino fundamental sobre avaliação da aprendizagem pós-pandemia da Covid-19? O objetivo geral da pesquisa é apreender significações de um professor dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o processo de avaliação da aprendizagem pós-pandemia, com base nos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-dialético e da Psicologia Sócio-histórica de Vigotski, Luria e Leontiev e seguidores. Para acepções sobre avaliação, traz Luckesi, Hofman, Libânio como autores centrais, além de documentos oficiais sobre avaliação. A produção das informações se dá por meio da realização da entrevista reflexiva. A análise e interpretação das informações foi realizada por meio dos núcleos de significação. Os resultados estão sintetizados em três núcleos: 1) Concepções de avaliação: de mecanismo punitivo ao processo formativo de cada sujeito; 2) Desafios e possibilidades no processo de avaliação: da observação à realização de intervenções; 3) Avaliação da aprendizagem: das diversas perspectivas pensadas no cotidiano escolar à exigência externa que chega à escola. Estes resultados apontam para a possível continuidade dos estudos e a construção de uma proposta para a implementação de um núcleo de avaliação da aprendizagem na 12ª DIREC e realização de intervenções pedagógicas a partir da formação continuada.