Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA MAIA CUSTÓDIO DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILA MAIA CUSTÓDIO DANTAS
DATA : 03/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação, do Campus Central, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
TÍTULO:

 

O uso da plataforma Digital SISAeduc pelos diretores escolares da rede MUNicipal dE apodi/rn

 


PALAVRAS-CHAVES:

plataformas digitais; peformatividade; gestão escolar; SISAEDUC


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A expansão das plataformas digitais tem transformado a gestão global da sociedade e, consequentemente, as práticas educativas. Impulsionadas pela globalização tecnológica e pela digitalização dos processos organizacionais, as escolas têm sido incentivadas à adoção de plataformas digitais, fenômeno que reflete a informatização dos processos de gestão escolar. No Brasil, observa-se uma busca acelerada por essas plataformas para aprimorar processos administrativos e pedagógicos. Entretanto, sua inserção nas escolas precisa ser avaliada com prudência, pois pode tanto otimizar a gestão escolar quanto reforçar mecanismos de controle e padronização. A rápida incorporação dessas ferramentas, sustentada pelo discurso da modernização, suscita questionamentos sobre seus efeitos na autonomia dos gestores escolares e na dinâmica institucional das escolas. Assim, torna-se essencial verificar como essa realidade se manifesta nos diferentes contextos, considerando especificidades e implicações locais. No município de Apodi/RN, lócus da pesquisa, a discussão sobre plataformização da gestão educacional torna-se relevante especialmente com a implementação da plataforma SISAEDUC, utilizada para sistematizar dados e para dar suporte às atividades administrativas e pedagógicas. Sua adoção reflete o movimento mais amplo de digitalização da educação e levanta questionamentos acerca de suas repercussões na dinâmica escolar. Assim, formula-se a seguinte pergunta de partida: Como a plataforma SISAEDUC tem sido utilizada pelos diretores das escolas públicas municipais de Apodi/RN e quais as implicações dessa ação no cotidiano escolar? Para responder a essa questão, o estudo tem como objetivo geral analisar a utilização da plataforma digital SISAEDUC na rede municipal de ensino de Apodi e suas repercussões na gestão educacional. Especificamente, pretende-se levantar os documentos que orientam sua aquisição e implementação, analisando sua fundamentação legal, além de investigar seus objetivos e funcionalidades, observando seus efeitos no suporte administrativo, pedagógico e no monitoramento das atividades escolares. Pretende-se ainda examinar as mudanças na rotina dos gestores com o uso da plataforma, identificando potencialidades, limitações e possibilidades de aprimoramento. A abordagem da pesquisa será qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas com diretores escolares de escolas do município, a fim de compreender como eles percebem o uso da plataforma. Em complemento, será realizada análise documental para entender a implementação da plataforma nas escolas. A interpretação dos dados será conduzida por meio da análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), permitindo uma leitura sistemática das informações coletadas. A pesquisa tem como fundamentação teórica estudos sobre digitalização, plataformização e performatividade na gestão escolar, destacando-se autores como: Castells (2001) que examina a interconectividade das redes digitais e seus efeitos nas escolas; Zuboff (2021), que alerta para os riscos do capitalismo de vigilância e o controle da informação; Selwyn (2011) e Ball (2013), que questionam a performatividade na educação e novas formas de monitoramento; e Moran (2015), que enfatiza o potencial das plataformas para modernizar a gestão escolar. A pesquisa contribui para um debate sobre a plataformização da gestão escolar, analisando suas repercussões no cotidiano administrativo e pedagógico das escolas municipais. Espera-se que os resultados subsidiem reflexões sobre políticas educacionais e orientem um planejamento criterioso, garantindo que sua adoção favoreça autonomia dos gestores e qualidade do ensino, sem intensificar processos burocráticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5436 - CICLENE ALVES DA SILVA
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Interna - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
Externa à Instituição - DANIELA CUNHA TERTO - IFRN
Externa à Instituição - RUTE REGIS DE OLIVEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/03/2025 08:23
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