Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENA STEPHANIA DA SILVA BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENA STEPHANIA DA SILVA BORGES
DATA : 30/04/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Faculdade de Educação/UERN Plataforma Google Meet
TÍTULO:

VIVÊNCIAS CURRICULARES NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: RUPTURAS, CRIAÇÕES E SONHOS EMANCIPATÓRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Integral. Currículos pensadospraticados. Cotidianos


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A questão central que orienta esta investigação é a de como os currículos são pensadospraticados na Escola Estadual Duque de Caxias, a partir dos processos de implantação da Educação Integral em Tempo Integral. Objetiva-se, especificamente, analisar as intencionalidades político-pedagógicas existentes nos documentos que orientam o currículo da EITI na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e identificar relações de interdependência entre os documentos e os currículos pensadospraticados na Escola Estadual Duque de Caxias. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos dos cotidianos (Certeau, 1994; Alves, 2008) e na perspectiva dos currículos pensadospraticados (Oliveira, 2008). A análise documental, aliada ao uso da entrevista compreensiva (Kaufmann, 2013) e ao mergulho com todos os sentidos (Alves, 2008) no campo de pesquisa, busca captar as nuances das práticas cotidianas e as interpretações da experiência educativa. Essa relação permite uma investigação dialética, que possibilita confluências entre textos normativos, criações locais cotidianas e emergências emancipatórias no contexto estudado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
Interna - 7980 - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
Externo ao Programa - 12339 - ALDECI FERNANDES DA CUNHA
Externa à Instituição - ROSA APARECIDA PINHEIRO - UFSCAR
Externa à Instituição - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 22/04/2025 12:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern