Banca de QUALIFICAÇÃO: THALITA JULIANA DE FREITAS MENESES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THALITA JULIANA DE FREITAS MENESES
DATA : 12/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Remota- Google Meet
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA EM MOSSORÓ/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente. Educação antirracista. Teoria das Representações Sociais


PÁGINAS: 97
RESUMO:

A pesquisa em tela objetiva analisar as representações sociais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática pedagógica com a literatura infantil afro-brasileira no município de Mossoró no Rio Grande do Norte (RN). Propomos um trabalho à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) com base em autores como Moscovici (1978, 2011, 2013), Jodelet (2001) e Vieira (2016, 2020) e na Teoria do Núcleo Central (TNC), Abric (1998) e Sá (1996). Como inspiração na compressão da literatura afro-brasileira, Fonseca (2006), Duarte (2014); quanto a noção sobre educação antirracista Cavalleiro (2005), Munanga (2005) Cardoso (2022) e Pinheiro (2023). Quanto aos documentos legais a Lei 10.639/03 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDB) e versa sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, e a Lei nº 11.645/08 que amplia a lei citada anteriormente e obriga o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira e Africana, bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A construção dos dados se dará a partir da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e grupo focal. Os elementos construídos a partir desses instrumentos serão analisados à luz da TRS e faremos o tratamento dos dados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Faremos também uso do Sistema de Espiral Representacional (SER) inspirados em Santos (2023) e Melo (2024), a qual nos ajudará a identificar os elementos da representação social sobre as práticas pedagógicas das professoras dos anos iniciais acerca da literatura infantil afro-brasileira. A pesquisa será realizada com professoras da E.E. Professor Jerônimo Vingt Rosado Maia, E. E. Dom Jaime Câmara e E.E. Francisca Martins de Souza, todas localizadas em Mossoró/RN, vinculadas a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC/RN) e a 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). Os participantes serão professoras que atuem nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN), na linha de pesquisa Formação Humana, Docência e Currículo, e está vinculada ao Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PraLEE) e ao Projeto de Fluxo Contínuo Formação Docente e Representações Sociais: Estudos Sobre o Ser Professor (a) e Práticas Pedagógicas em Contextos de Atuação sob a orientação da professora Dra. Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Interna - 1625 - ANTÔNIA BATISTA MARQUES
Externa ao Programa - 12923 - EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
Externa à Instituição - ADY CANÁRIO DE SOUZA ESTEVÃO - UFERSA
Externa à Instituição - CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/04/2025 11:41
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