ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS POR PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO NA PANDEMIA DA COVID-19
Ensino remoto emergencial. Psicologia sócio-histórica. Significações. Língua inglesa.
A pandemia de Covid-19 provocou profundas transformações nos contextos educacionais, exigindo a adoção do ensino remoto emergencial como alternativa ao ensino presencial, conforme regulamentado pela Lei nº 13.979/2020. Tal cenário evidenciou a complexidade das relações humanas mediadas por tecnologias e desafiou práticas pedagógicas tradicionais. A partir da análise crítica de autores como Saviani e Galvão (2021), destaca-se que a implementação do ensino remoto ocorreu sem que as condições mínimas fossem plenamente garantidas para professores e alunos, comprometendo a qualidade das experiências de ensino-aprendizagem. Neste contexto, a presente pesquisa se fundamenta na psicologia sócio-histórica, considerando a subjetividade como constitutiva do sujeito e resultante das relações sociais. A pesquisa tem como objetivo geral compreende a prática de ensino da língua inglesa no formato remoto a partir da análise de significações de duas professoras que a vivenciaram no ensino médio de uma escola pública na região intermediária de Mossoró no Rio Grande do Norte durante a pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos envolvem analisar essas significações, refletir sobre o impacto das tecnologias no ensino durante o isolamento social e apontar contribuições dos núcleos de significação para a prática docente pós-pandemia. A dissertação organiza-se em cinco seções: revisão do estado do conhecimento, fundamentação teórica, metodologia baseada na análise por núcleos de significação, análise dos dados e considerações finais. A pesquisa destaca a importância de se considerar a subjetividade na construção do conhecimento e aponta a necessidade de democratização do acesso às tecnologias para efetivação de uma educação mais justa e inclusiva.