PROFESSOR POLIVALENTE: SIGNIFICAÇÕES SOBRE O SEU PROCESSO DE APRENDER PARA ENSINAR
Professor polivalente. Aprendizagem do professor. Sentidos e Sinigifcado. Sócio-Histórica.
Refletir sobre a educação no Brasil se reveste sempre de pertinência e demonstra que ainda há muito a pesquisar, no sentido de que os resultados sejam reveladores de possiblidades de melhoria da qualidade e o papel efetivo dos profissionais da educação na feitura de uma educação socialmente referenciada, sobretudo, os professores. A pesquisa que se anuncia neste trabalho, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), do Departamento de Educação (DE), ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Subjetividade (GEPES), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). tem como objetivo geral apreender as significações do professor polivalente, sobre o seu processo de aprender. E, a pergunta departida, quais as significações do professor polivalente, sobre o seu processo de aprender para ensinar? O lócus é uma escola pública da Rede Municipal do município de Santa Cruz-RN, que atende a crianças e adolescentes entre 6 (seis) e 14 anos, em turmas do ensino fundamental. As participantes, professoras polivalentes, com tempo de atuação entre 20 e 27 anos em sala de aula. Quanto a sua abordagem é uma pesquisa de natureza qualitativa. Em relação aos seus objetivos, é de caráter exploratório e se utiliza, como abordagem teórico-metodológica, a Psicologia Sócio-Histórica (PSH) cujas discussões e reflexões estão referenciadas nos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético, a partir dos estudos de Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934) e seus colaboradores: Alexander Romanovich Luria (1902-1977) e Alexei Nikolaievich Leontiev (1903-1979), dentre outros teóricos que tem permitido compor o cenário de legitimidade, pertinência e atualidade do estudo. Para a produção das informações, foi utilizada a entrevista reflexiva, com base nas reflexões e orientações de Szymanski (2018). Para a análise e interpretação dos dados está sendo utilizada a proposta de constituição de Núcleos de Significação, com base no proposto por Aguiar; Ozella e Aguiar Soares e Machado.