LITERATURA ACESSÍVEL, PRÁTICAS EDUCATIVAS E COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM E SEM AUTISMO
formação continuada; livros acessíveis; práticas de letramento literário.
A literatura, artefato cultural e direito universal, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Contudo, para muitos alunos, especialmente aqueles com necessidades complexas de comunicação, o acesso à literatura pode apresentar desafios significativos. Nesse contexto, a formação continuada dos professores da Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) torna-se indispensável, pois amplia o conhecimento e a compreensão de estratégias didáticas acessíveis que promovem a participação efetiva dos alunos nas experiências de leitura literária no ambiente escolar. Assim, nesta pesquisa o objetivo é compreender como a literatura acessível, por meio da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), pode contribuir para a formação de professores de Educação Especial e do AEE, nas práticas de letramento literário de alunos com e sem autismo. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, a partir da metodologia de intervenção pesquisarCOM, são participantes professores da Educação Especial e do AEE de uma escola pública de Santa Cruz/RN. A geração de dados recorre às notas de campo, às oficinas pedagógicas e ao trabalho com grupo focal. A presente pesquisa, ainda em andamento e com dados a serem gerados, evidencia que a formação continuada dos professores, aliada ao uso de recursos de CAA, favorece a acessibilidade literária, contribui para o fortalecimento das práticas inclusivas e amplia a participação efetiva dos alunos com e sem autismo nas atividades escolares, fortalecendo o papel da escola na construção de uma educação mais democrática, sensível às diversidades e promotora da equidade.