A BOLSA ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA DE ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES DA UFERSA/CAMPUS CARAÚBAS/RN
Assistência Estudantil; Educação Superior; Permanência; Políticas Públicas; UFERSA.
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC, e a respectiva de linha de pesquisa Politica e Gestão da Educação. Diante do crescimento e expansão no acesso ao ensino superior no Brasil, identificou-se à permanência dos estudantes ingressantes mais vulneráveis economicamente, como uma adversidade da política pública. Assim, é essencial entender o papel promovido pela política de assistência estudantil para o amortecimento dessa dificuldade. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar a execução da modalidade Bolsa Acadêmica do Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, identificando sua influência para a permanência dos estudantes assistidos nos semestres 2023.2 e 2024.1. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa exploratória descritiva em três etapas distintas: (1) Revisão Sistemática da Literatura, onde buscou-se legitimar e conhecer os dados e informações acerca das produções acadêmicas sobre assistência estudantil; (2) Análise Documental; (3) Aplicação de Questionário com 16 (dezesseis) estudantes beneficiários da Bolsa Acadêmica. Para a organização e a interpretação dos dados, utilizou-se alguns elementos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Isto posto, identificou-se que no âmbito dos aspectos institucionais de gestão da Bolsa Acadêmica, o processo de divulgação realizado por meio dos editais é considerado claro e eficiente, bem como os parâmetros e critérios de seleção implementados pela UFERSA. Contudo, foram identifique falhas nos meios de comunicação utilizados para propagar informações sobre a realização das etapas relacionadas ao programa. A bolsa é reconhecida como essencial para cobrir custos básicos como aluguel, alimentação, transporte, moradia e material acadêmico, sendo um fator determinante para a permanência dos bolsistas, especialmente entre aqueles que residem em áreas rurais ou em cidades vizinhas. Em alguns casos identificou-se a bolsa como a única fonte de renda do beneficiário. Além disso, a bolsa contribui para a formação dos bolsistas, incentivando a participação em atividades acadêmicas. No entanto, muitos bolsistas enfrentam dificuldades financeiras, especialmente com despesas básicas e de transporte, principalmente aqueles que residem em áreas rurais ou cidades vizinhas, isso ressalta a necessidade de oferta de mais bolsas com valores mais condizentes à realidade socioeconômica dos assistidos, bem como a necessidade de aumentar o período de vigência da bolsa. Deste modo, o estudo ressalta a complexidade que é promover a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, já que esta deve-se levar em consideração vários aspectos, além da necessidade de uma periodicidade em acompanhar e avaliar essas ações, que assim devem se moldar e atender a um cenário que é extremamente volátil, como a situação socioeconômica dos beneficiários, ou até em mudanças de critérios de gestão que possam refletir diretamente na sua permanência até a conclusão do curso. Compreende-se que programa dessa natureza é extremamente importante e decisivo para a permanência estudantes em situação de vulnerabilidade na universidade.