TRAJETÓRIAS DE NORMALISTAS EGRESSAS DOS CURSOS NORMAIS REGIONAIS DE ASSÚ E PENDÊNCIAS: ANÁLISES HISTÓRICAS E INTERSECCIONAIS (1985–1991)
História da Educação; Cursos Normais Regionais; Interseccionalidade; Formação Humana; Profissionalização Docente.
Esta pesquisa tem como objetivo central investigar as trajetórias de normalistas egressas dos Cursos Normais Regionais de Assú e Pendências, entre os anos de 1985 e 1991. Para tanto, discute-se a criação desses cursos e suas implicações na profissionalização da docência no Rio Grande do Norte. O estudo insere-se no campo da História da Educação, valendo-se da abordagem da História Cultural no trabalho com fontes documentais localizadas nos acervos da Escola Estadual Monsenhor Honório (Pendências-RN) e da Escola Estadual Juscelino Kubitschek (Assú-RN), instituições que sediaram os Cursos Normais Regionais durante o recorte temporal evidenciado nesta pesquisa. O referencial teórico-metodológico apoia-se nas produções dos campos da feminização do magistério, com Almeida (2014) e Vianna (2021); da formação profissional docente, com Silva (2013, 2018) e Nascimento et al. (2022); e da pesquisa histórica com utilização de fontes e documentos escolares, com base em Vasconcelos (2014), Barros (2019) e Mogarro (2006). As fontes históricas são analisadas em diálogo com a legislação oficial do Ensino Normal, tanto em âmbito nacional quanto no contexto norte-rio-grandense (Brasil, 1946; 1971). Ainda no escopo metodológico, a pesquisa faz uso de entrevistas narrativas e da análise de narrativas autobiográficas, fundamentando-se em Jovchelovitch e Bauer (2002) e Silva (2007). As análises ancoram-se em perspectivas históricas e interseccionais, compreendendo que as trajetórias das normalistas resultam das interferências de diversos fatores sociais, culturais, econômicos e de gênero que impactaram suas vidas e suas formações humanas e profissionais. Com esta proposta, busca-se contribuir para a historiografia da educação profissional no Rio Grande do Norte, destacando a análise de contextos locais.