Banca de DEFESA: MARIA EDINEIDE SILVINO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EDINEIDE SILVINO RODRIGUES
DATA : 16/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA – PAIC INTEGRAL NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE (2022-2025): INTERPRETAÇÕES DE SECRETÁRIOS (AS) MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

PAIC Integral; Secretários Municipais de Educação; Ciclo de políticas; Maciço de Baturité/CE


PÁGINAS: 107
RESUMO:

O presente trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Aprendizagem na Idade Certa - PAIC Integral (2022-2025), sob a interpretação de secretários (as) municipais de educação da região cearense do Maciço de Baturité, constituída geograficamente por 13 municípios. Utilizando o referencial teórico-metodológico do ciclo de políticas, de Ball e colaboradores e da teoria da atuação, de Ball Maguire e Braun, pretende responder a seguinte questão de pesquisa: como secretários (as) municipais de educação da região do Maciço de Baturité-CE, interpretam a política do PAIC Integral? Definimos como objetivo geral, investigar como se dá o desenvolvimento do PAIC Integral na região do Maciço de Baturité-CE, sob a interpretação de secretários (as) municipais de educação, com recorte temporal de 2022 a 2025. Os objetivos específicos, são: 1) compreender como secretários municipais de educação da região do Maciço de Baturité-CE interpretam o PAIC Integral em seus respectivos municípios; 2) analisar adaptações feitas na execução do PAIC Integral nessa região, sob a interpretação desses secretários. A pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratório-explicativa, e caracterizada como pesquisa de campo, subsidiada por revisões bibliográfica e documental. Para o alcance dos objetivos propostos, e em coerência com a abordagem metodológica adotada, fizemos a construção dos dados da pesquisa junto aos secretários municipais de educação do Maciço de Baturité-CE, fundamentada nos pressupostos teóricos do contexto da prática, do ciclo de políticas de Ball e colaboradores, bem como a teoria da atuação de Ball Maguire e Braun. Realizamos entrevistas semiestruturadas junto aos secretários de educação que aceitaram livremente participar do estudo, após formalização de convite. Esses textos foram devidamente ajustados como corpus textual para processamento no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Com o uso do IRAMUTEQ, realizamos análises lexicais e categoriais, através dos métodos de nuvens de palavras, análise de similitude e a Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Nossos resultados evidenciam que os secretários municipais de educação apresentam experiências em gestão municipal que variam entre 3 a 6 anos. Foi observado também o caráter humanístico desses sujeitos, colocando o termo “gente” e o próprio “município” como centro das suas ações, o que os tornam atores ativos da política do PAIC Integral. Além disso, os investigados foram cruciais no contexto da prática e na atuação frente a esta política, pois demonstraram a capacidade de adaptá-la ao contexto local, com foco principal nas adequações da jornada do tempo integral, bem como na oferta do entendimento da PAIC Integral pelos professores e na alimentação para os alunos, coerente, obviamente, com a realidade de cada município. Concluímos então que a presente pesquisa aponta uma nova perspectiva para o contexto da prática e em parte para a teoria da atuação, demonstrando que a efetivação da política depende dessa rede de cooperação focada em reduzir os desafios educacionais do Estado do Ceará.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Interna - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA CUNHA - UFMT
Externo à Instituição - ELCIMAR SIMÃO MARTINS - UNILAB
Notícia cadastrada em: 25/11/2025 08:42
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