Educação popular em saúde para pessoas com úlcera venosa: construção de uma tecnologia educativa
Educação popular em saúde; Úlcera venosa; Tecnologia educativa; Autocuidado; Participação social.
A a úlcera venosa se configura como um problema de saúde pública de alta prevalência, o que demanda estratégias que contemplam fatores biomédicos e incorporam as dimensões sociais, educativas e culturais. Esta pesquisa terá uma abordagem dialógica que, ao mesmo tempo em que é participativa, é também emancipadora e se inspira na pedagogia freiriana. Objetiva-se construir uma tecnologia educativa para pessoas com úlcera venosa em comunidades rurais, com base na Educação Popular em Saúde (EPS), no município de Tangará-RN. Estudo qualitativo, tendo por base os princípios da EPS, trabalhará com oficinas e aplicação de uma entrevista junto a 18 usuários com úlcera venosa, moradores da zona rural. A análise se dará pela descrição e narrativa das oficinas, que por fim subsidiará a construção de uma tecnologia educativa. Os dados da entrevista, sobre a caracterização dos participantes, será analise mediante estatística descritiva simples.