Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIDA DO NASCIMENTO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALCIDA DO NASCIMENTO FERNANDES
DATA : 03/07/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

BULLYING: onde está a violência na escola?


PALAVRAS-CHAVES:

Bullying; Pensamento crítico-reflexivo; Violências na escola.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

Esta pesquisa se desenvolve por sobre a análise da gama de violências presentes no
ambiente escolar, englobadas genericamente como Bullying. O laboratório da pesquisa
envolverá estudantes e professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao
Ensino Médio Integral de uma escola pública localizado no Seridó do Rio Grande do
Norte. A metodologia para apresentação da proposta e coleta de dados dar-se-á a partir
de rodas de conversa, aplicação de questionários estruturados e culminância com
seminário temático para a comunidade escolar, com objetivo central de promover uma
reflexão crítica sobre as violências presentes na escola. Durante o percurso, a pesquisa
dará conta de: investigar o grau de conhecimento dos pesquisados acerca de legislações
sobre Bullying; identificar quais tipos de violência são percebidas por eles, naquele
ambiente escolar; apresentar proposta de intervenção pedagógica, no formato de
recursos didático digital, que possa ser utilizado como recurso didático nas aulas de
diversos componentes curriculares, especialmente, nas de Sociologia. Para tanto,
buscaremos respostas dos atores pesquisados para as seguintes questões: Qual o grau
de conhecimento dos pesquisados sobre legislações que tratam de Bullying? Quais
violências você percebe que ocorrem neste ambiente escolar? Todos os tipos de
violências que ocorrem na escola, podem ser combatidos pela Lei do Bullying? Como
aporte teórico destaca-se, entre outros: Brasil (2015, 2018 e 2024) e normativas
correlatas; SEEC/RN (2025); MEC (2025); Ristum e Ferreira (2023); Bauman e Leocini
(2018); Calhau (2018); Freire (2016 e 2018); Mota (2015); Bauman e May (2010) e Mills
(1982). Potencialmente, esta pesquisa qualitativa, desenvolverá práticas pedagógicas
que visam identificar e tratar situações de violência no ambiente escolar, contribuindo
para a formação do pensamento crítico-reflexivo na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12599 - EMANUELA RÚTILA MONTEIRO CHAVES
Externa à Instituição - IASMIN DA COSTA MARINHO - UECE
Interna - 901.490.254-91 - LUCIANA DANTAS MAFRA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 18/06/2025 20:39
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