ENSINO DE SOCIOLOGIA E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSTA
DIDÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA - HISTÓRICO - CRÍTICA
Ensino de Sociologia; Reforma do Ensino Médio; Pedagogia Histórico-Crítica;
Esta dissertação investiga os impactos da Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei no
13.415/2017 e reformulada pela Lei no 14.945/2024, sobre o ensino de Sociologia na educação
básica pública, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Parte-se da compreensão de que as reformas
educacionais recentes têm aprofundado uma lógica neotecnicista e mercadológica, que desvaloriza
a formação crítica e marginaliza as Ciências Humanas, especialmente a Sociologia. Nesse
contexto, a pesquisa objetiva elaborar e aplicar uma proposta didático-metodológica sistematizada
em forma de cartilha pedagógica, voltada à formação e ao apoio de professores da área. A proposta
tem como base teórica a pedagogia de Dermeval Saviani, (2007) articulada às contribuições da
tradição marxista, com ênfase nos estudos de Gasparin, Moura, (2014), Frigotto, (2017) e Candau,
(2008). A cartilha pretende funcionar como instrumento de resistência e transformação
pedagógica, fornecendo subsídios para o fortalecimento do ensino de Sociologia como espaço de
leitura crítica da realidade social e formação da cidadania. Por meio de uma pesquisa-intervenção,
esta dissertação busca integrar reflexão teórica e prática pedagógica, contribuindo para a superação
dos efeitos desestruturantes das reformas educacionais e para o fortalecimento da educação pública
comprometida com a emancipação social.