Voltando à escola, resgatando memórias,
consolidando identidades: uma análise das narrativas sobre uma comunidade
quilombola do Rio Grande do Norte.
Quilombo, Educação, Ancestralidade, Documentário.
A constituição da identidade quilombola no Brasil está diretamente e profundamente
enraizada na história de resistência e luta das comunidades afro-brasileiras.
Atualmente, no Brasil, poucas comunidades mantêm tradições ancestrais. Pensando
nisso, propomos realizar a pesquisa, “Voltando à escola, resgatando memórias,
consolidando identidades: uma análise das narrativas sobre uma comunidade
quilombola do Rio Grande do Norte”, objetivando investigar como as narrativas
quilombolas através de uma análise antropológica contribuem para o resgate histórico
e social do quilombo Bela Vista Piató. De forma específica, buscando refletir sobre
quais aspectos de constituição e manutenção da comunidade quilombola podem ser
vistos nas narrativas; verificar que histórias contadas pelos moradores da comunidade
Bela Vista Piató demarcam sua identidade como um povo quilombola e analisar a
contribuição do documentário Bela Vista Piató como resgate histórico e cultural para o
ensino de ciências humanas e sociais no ensino médio. Os participantes/colaboradores
da pesquisa são: moradores e estudantes da EJA da comunidade, além de alunos do
ensino médio regular e professores de sociologia da rede estadual de ensino. Para as
análises, nos respaldamos nas teorizações Saviani (1996), Anjos e Cypriano (2006),
Reis e Gomes (1996), Arruti (2006) e Carvalho (2006). Assumimos como percurso
metodológico a abordagem de pesquisa qualitativa que será desenvolvida em quatro
etapas: estudo bibliográfico, entrevistas, análise de dados, produção de documentário
e validação do documentário. Os dados analisados até o momento, coletados através
das entrevistas apontam para o pouco conhecimento da comunidade sobre a própria
história, a perda de identidade e das tradições em função da influência da cultura
dominante.