A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA ACERCA DOS VÍNCULOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS.
Família. Educação especial. Vínculos educacionais inclusivos.
Este estudo se insere no campo epistemológico em que se situa a Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, com ênfase na percepção das famílias (pai, mãe ou responsável) sobre a relevância do ambiente escolar na constituição de vínculos educacionais inclusivos. A pesquisa parte do pressuposto de que o ambiente escolar, quando estruturado a partir de princípios inclusivos, desempenha um papel crucial no processo de desenvolvimento integral dos alunos, na aprendizagem e na promoção de um ambiente educacional que reconheça e respeite as diferenças. O principal objetivo deste estudo é investigar a percepção da família acerca da importância do ambiente escolar na constituição de vínculos educacionais inclusivos, considerando as interações sociais e educativas que ocorrem nesse espaço. Para tanto, a investigação adota uma abordagem qualitativa, que permite uma compreensão profunda e sistemática das experiências vivenciadas pelos participantes. A estratégia metodológica escolhida é o estudo de caso, centrado na realidade de famílias que participam da Associação GAFA (Grupo de Apoio às Famílias Atípicas) no município de Portalegre/RN. No processo de coleta e produção de dados serão utilizados diversos instrumentos e procedimentos, incluindo entrevistas, observações diretas das atividades promovidas pela Associação e a realização de grupo focal com as famílias associadas. Essa triangulação metodológica busca garantir uma análise rica e detalhada das percepções e práticas relacionadas ao tema, proporcionando uma visão abrangente sobre como o ambiente escolar pode contribuir para a inclusão e o desenvolvimento social dos educandos. O referencial teórico que orienta esta pesquisa inclui contribuições de autores renomados na área da Educação Inclusiva e Educação Especial, como Sassaki (1997), Mantoan (2003), Ropoli (2010), Vigotski (1991, 1997, 2021), Mendes (2006), Szymanski (2003), Aranha (2004), entre outros. Esses teóricos oferecem fundamentos sólidos para compreender os desafios e as potencialidades da colaboração entre escola e família no contexto inclusivo. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para reflexões significativas sobre as práticas educativas inclusivas, auxiliando professores, gestores escolares e famílias a promoverem ambientes escolares mais acolhedores e equitativos. Além disso, o estudo busca fomentar uma discussão mais ampla sobre a importância da participação ativa da família no processo educacional de crianças e jovens com deficiência, reforçando a necessidade de políticas públicas e práticas pedagógicas que ampliem as oportunidades de inclusão e pertença no contexto escolar