Banca de DEFESA: MARIA RAIANE RAFAELA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA RAIANE RAFAELA RODRIGUES
DATA : 27/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Defesa por Video Conferência
TÍTULO:

DETERMINANTES DO CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS ESTRATOS DE MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE EM PAINEL DINÂMICO


PALAVRAS-CHAVES:

Crescimento econômico; Painel dinâmico; Setores econômicos


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Um dos principais desafios da ciência econômica é explicar os determinantes e a dinâmica de crescimento de um país, que é essencial para impulsionar sua capacidade produtiva. Tendo em vista que a Economia Brasileira possui uma estrutura econômica bastante diversificada, potencialidades em diversos setores, identificá-las podem direcionar ações que tenham o intuito de minimizar as disparidades existentes. A análise visa explicar o PIB per capita dos 146 Estratos geográficos com um grupo de variáveis explicativas sobre o capital humano, sistema financeiro, ambiente de negócios e infraestrutura social, no período 2012-2019. Portanto, para atingir o objetivo proposto da pesquisa o método econométrico adotado foi a técnica de painel dinâmico estimado por Two-Step System-GMM. Os principais resultados para o crescimento dos 146 Estratos Geográficos é que eles apresentam disparidades em relação ao PIB per capita.

Os grupos de variáveis utilizadas apresentam impacto positivo sobre o PIB per capita, as variáveis de capital humano, especificamente, os trabalhadores com ensino superior, apresenta impacto positivo e significativo no PIB per capita dos estratos.




MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WALLACE PATRICK SANTOS DE FARIAS SOUZA - UFPB
Presidente - 12234 - CRISTIANO DA COSTA DA SILVA
Interno - 056.549.504-60 - LUCAS LÚCIO GODEIRO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 13:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern