Banca de DEFESA: MARLENY ANDRADE ABREU

DISCENTE : MARLENY ANDRADE ABREU
DATA : 20/06/2022
LOCAL: CAMPUS AVANÇADO PAU DOS FERROS

Ensino da educação ambiental: contribuições das práticas pedagógicas para a promoção da saúde

: Educação ambiental. Práticas pedagógicas. Promoção de saúde.

A relação entre saúde e educação ambiental é vista como um importante ponto de atenção pelos profissionais da saúde, pois o processo saúde-doença encontra-se intimamente associado com o ambiente. Saúde e educação apresentam-se como correntes entrelaçadas que são evocadas quando se abordam temáticas que envolvem a qualidade de vida da população. O ensino da Educação Ambiental obtém mediante os profissionais da educação básica um papel de destaque na construção de novos valores e saberes referentes as práticas ambientais. Assim, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar quais práticas pedagógicas de educação ambiental para promoção da saúde são desenvolvidas nas Escolas Cidadãs Integrais da rede pública estadual da cidade de Cajazeiras – PB.  Os objetivos específicos são: Identificar as técnicas de ensino-aprendizagem dos professores do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da cidade de Cajazeiras- PB acerca da EA; Verificar se as metodologias aplicadas pelos profissionais estão em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental; Promover curso de capacitação docente com base na PNEA a partir de oficinas temáticas, tendo como enfoque a disseminação dos princípios da EA junto aos professores do ensino médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de cunho descritivo-exploratória de natureza qualitativa e abordagem técnica de pesquisa intervenção aliado a revisão bibliográfica. Esta foi realizada com os docentes das Escolas Cidadãs Integrais de Cajazeiras - PB. O método de análise de conteúdo adotado foi o de Classificação Hierárquica Descendente e a nuvem de palavras. A análise dos dados foi dividida em duas categorias: Educação ambiental e os problemas identificados; Práticas pedagógicas de Educação ambiental para promoção de saúde. Na construção da nuvem de palavras da categoria 01 houve prevalência das palavras Problema, Gente e Educação ambiental. Na categoria 02, se destacaram as palavras Gente, Escola e Ambiente. Na primeira categoria, evidenciamos que os professores das disciplinas de biologia e geografia possuem boa compreensão acerca dos conceitos de educação ambiental e os problemas ambientais, no entanto docentes de outras disciplinas, como português e filosofia, não apresentam bom entendimento da temática. Na segunda categoria, na avaliação das práticas pedagógicas de educação ambiental voltada para promoção de saúde, foi constatado que não são desenvolvidas ações específicas direcionadas para tal tema. As únicas práticas relatadas foram os projetos desenvolvidos nas disciplinas eletivas, que em geral envolvem a reciclagem de materiais. Foi possível concluir que mesmo compreendendo a gravidade e os impactos da problemática ambiental atual, bem como entendendo a relação do meio ambiente com a saúde, os professores não desenvolvem práticas pedagógicas direcionadas a estes temas. Tendo em vista as lacunas encontradas nos relatos e ações dos professores, e a partir da intervenção executada com o curso de capacitação, espera-se que os professores ampliem conceitos e saberes, e assim sejam capazes de executar práticas pedagógicas direcionadas para educação ambiental e promoção de saúde.

Externa à Instituição - CICERA RENATA DINIZ VIEIRA SILVA
Presidente - 12733 - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO