Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE MEDEIROS DE SOUSA FIGUEIRÔA

DATA : 16/03/2023
LOCAL: UERN - Faculdade de Educaçao

CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO: MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Pesquisa-formação; cibercultura; multiletramentos; educação básica.

O presente projeto de qualificação de mestrado consiste em uma pesquisa-formação no contexto da cibercultura, que tem como objetivo geral criar ambiências formativas com textos multimodais/multissemióticos, visando ampliar os multiletramentos de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura, situada no município de Mossoró/RN. Em termos específicos, objetiva: a. ampliar os letramentos digitais da professora pesquisadora e dos alunos; b. diagnosticar as vivências e usos das tecnologias digitais dos alunos; e c. construir ambiências formativas com práticas de leitura e de escrita com textos multimodais em contexto da cultura digital. Para tanto, mobiliza dispositivos metodológicos na perspectiva de ampliar os multiletramentos dos alunos e da professora pesquisadora no contexto da cibercultura, buscando favorecer uma construção do conhecimento de forma criativa, autoral e mais significativa para os sujeitos aprendentes da pesquisa. Como inspiração teórico-epistemológica e metodológica da pesquisa, apoia-se na pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS; MACEDO; RIBEIRO; LEVY), na multirreferencialidade (ARDOINO; BARBOSA; MACEDO) e nos estudos sobre Letramentos e Multiletramentos (ROJO; SOARES). Com o resultado da pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação dos multiletramentos dos alunos e da professora pesquisadora, mediante práticas de ensino-aprendizagem que mobilizem as tecnologias digitais para um significativo processo formativo de autoria no contexto da cibercultura e, ainda, abrir caminhos para a discussão e a atuação cibercultural na escola.

Presidente - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
Interna - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA