Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA PESSOA DE QUEIROZ

DISCENTE : KARINA PESSOA DE QUEIROZ
DATA : 06/03/2023
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

A MAQUINARIA DO IDEB E A BUSCA POR RESULTADOS SATISFATÓRIOS NAS ESCOLAS DA 14ª DIREC

IDEB, Resultados, Qualidade da educação.

O presente estudo visa analisar como a maquinaria do IDEB influencia na busca por resultados satisfatórios nas escolas que ofertam o ensino fundamental – anos finais, acompanhadas pela 14ª DIREC, região de Umarizal/RN. A incursão e mergulho na pesquisa partirá da “Análise de discurso Foucaultiana” (FOUCAULT, 2014a, 2022), por meio do método arquegenealógico. Os documentos acessados referem-se à Constituição Federal (1988), no que tange a seção I, da educação; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 9394/96) o PNE (2014-2024), em sua meta 7, Plano Estadual de Educação do RN, em sua meta 3, dimensão 2, o Plano de Ação da 14ª DIREC, no que tange aos elementos que intentam a busca por resultados, e o decreto de instituição do IDEB, como também destacaremos a materialização do discurso do IDEB nas escolas investigadas, através do fluxo e da proficiência dos alunos das séries investigadas. As unidades discursivas utilizadas para análise dos enunciados serão: formação discursiva, práticas discursivas, práticas não discursivas, bem como a relação poder e saber. Como resultados do levantamento bibliográfico denominado de Estado do Conhecimento, onde se buscou descrever e sistematizar as pesquisas realizadas entre os anos de 2011-2021 que apresentam discussão em torno do IDEB e a busca por resultados quantitativos e/ou qualitativos da educação, em plataformas de pesquisas acadêmicas, identificou-se a supervalorização dos númerose e a perseguição por resultados quantitativos, voltados para o mercado de trabalho. Contamos, até o momento, neste texto dissertativo, com uma introdução, um capitulo metodológico e um capítulo teórico. As próximas sessões se referirão à análise discursiva dos documentos supracitados, como também das práticas discursivas produzidas no campo de pesquisa, acompanhadas das considerações acerca dos resultados obtidos, referências bibliográficas utilizadas e em seguida, os apêndices da pesquisa.

Presidente - 5436 - CICLENE ALVES DA SILVA
Externa ao Programa - 12229 - ANTÔNIA BRUNA DA SILVA