Banca de DEFESA: FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA
DATA : 30/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) e a implantação do Programa de Profissionalização


PALAVRAS-CHAVES:

Mobral. Programa de Profissionalização. Educação Profissional. Pesquisa documental.


PÁGINAS: 168
RESUMO:

Esta é uma pesquisa cujo foco é o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), uma Fundação educacional instituída durante a Ditadura Civil-Militar por meio da Lei Nº 5.379/1967. Durante sua existência, a Fundação desenvolveu aproximadamente dez programas educativos que teve como objetivo central a Alfabetização Funcional e a Educação Continuada de Adolescentes. Dentre estes, encontramos o Programa de Alfabetização Funcional (PAF) e o Programa de Educação Integrada (PEI) que contava com a matrícula e permanência dos sujeitos dos 15 aos 30 anos para a aquisição da leitura, escrita e cálculo. Diante da diversidade de programas criados pela Fundação, pretendemos compreender o Programa de Profissionalização do Mobral, considerando as suas ações voltadas para a formação profissional de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa documental na qual utilizou-se a legislação e os documentos oficiais publicados pela Fundação durante a sua existência. Os documentos específicos deste programa estão conservados digitalmente no site Fóruns de EJA e se dividem entre materiais de concepção do programa, manual do balcão de emprego, manual de curso para empregada doméstica. Como problema de pesquisa, investigamos quais as ações educativas do Programa de Profissionalização e sua relação para a formação profissional do sujeito adolescente e adultos durante a Ditadura Civil-Militar? Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender o Programa de Profissionalização do Mobral, considerando as suas ações voltadas para a formação profissional de adolescentes e adultos. Como objetivos específicos, elencamos o primeiro: conhecer as campanhas políticas e movimentos populares voltados para a educação de adolescentes e adultos anteriores a criação do Mobral; o segundo, analisar o cenário histórico da criação e implementação do Mobral e por último, examinar o Programa de Profissionalização do Mobral por meio de documentos oficiais da Fundação. Como referencial bibliográfico tivemos acesso a textos cuja temáticas se relacionam à história da educação de adultos, à educação no Regime Civil-Militar, como por exemplo aos autores: Corrêa (1979); Costa (1986); Fávero (1983, 2016); Jannuzzi (1979); Paiva (2015) dentre outros. Por meio da construção de um Estado do Conhecimento sobre o objeto de pesquisa, nos repositórios da CAPES e BDTD, constatamos a inexistência de pesquisas voltadas para o Programa de Profissionalização do Mobral. Dessa forma, entendemos que a pesquisa contribuirá para a História da Educação Brasileira, sobretudo no que tange à Educação Profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 504.714.654-53 - FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA - IFRN
Interno - 088.557.047-29 - LEONARDO LEONIDAS DE BRITO - NÃO INFORMADO
Externa à Instituição - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 14:42
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