Banca de DEFESA: ISABEL CRISTINA FELIX DA SILVA ALVES

DISCENTE : ISABEL CRISTINA FELIX DA SILVA ALVES
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, Campus Mossoró

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DAS OBRAS DE LITERATURA INFANTIL DO PNLD LITERÁRIO

Formação leitora. Literatura Infantil. PNLD.

A literatura infantil desempenha um papel fundamental na formação dos leitores, contribuindo não apenas para o desenvolvimento das habilidades de leitura, mas também para a construção de repertórios culturais, emocionais e cognitivos da criança. Neste contexto, a presente pesquisa busca analisar como as obras de literatura infantil do PNLD Literário do ano de 2018 podem contribuir para a formação do leitor literário infantil, com foco na análise de obras literárias específicas. A presente pesquisa tem como objetivo, portanto, discutiracerca da conceituação de literatura no contexto da formação do leitor literário na escola, identificando as obras de literatura infantil nas Unidades de Educação Infantil; compreender como se dá a formação leitora a partir das obras de literatura infantil do PNLD literário do ano de 2018; analisar, por meio de categorias a relevância das temáticas de literatura infantil encontradas nas obras literárias do PNLD e sua contribuição no processo de formação do leitor literário infantil. A metodologia empregada consiste em uma pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa documental em que analisamos 10 obras literárias do PNLD como forma de dar um tratamento analítico aos textos selecionados para o estudo a partir de sete categorias de análise: prazer pela leitura, encantamento, reflexões, identificação do tipo de leitor, interação leitor-texto, imagem e interação com o leitor e ampliação do repertório. Para tanto, recorremos às discussões teóricas que fortalecem nossa análise, entre os quais destacamos Coelho (2000), Azevedo e Pontes (2009), Pontes (2012), Brasil (1998; 2018), Colomer (2017). Frente às descobertas desta investigação, é salutar dar visibilidade da relevância da literatura infantil como uma ferramenta fundamental para a formação do leitor literário nas escolas brasileiras, e esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam para o aprimoramento das práticas pedagógicas relacionadas à literatura infantil e para a promoção de uma educação literária de qualidade no Brasil. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) representa uma iniciativa crucial no cenário educacional brasileiro, oferecendo obras literárias de alta qualidade para as escolas públicas do país.

Interno - 013.593.424-94 - ALBINO OLIVEIRA NUNES - IFRN
Externa ao Programa - 12592 - MARIA CARMEM SILVA BATISTA