Banca de DEFESA: LUCIANA CARLA DA SILVA AMARAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA CARLA DA SILVA AMARAL
DATA : 30/04/2024
HORA: 10:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

REFERENCIAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS PRODUZIDOSPOR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação. Artigo de Opinião. Produção de Texto. Referenciação.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Nesta pesquisa, objetivamos analisar os processos referenciais e sua relação com aargumentação no gênero “Artigo de opinião”, notadamente, em textos escritos por alunosdo 3º ano do Ensino Médio. Já os objetivos específicos, foram: (i) identificar os processosreferenciais em textos produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Médio; (ii) investigar asfunções das expressões referenciais e sua relação com a orientação argumentativa dotexto; (iii) descrever os processos referenciais mobilizados pelos alunos como estratégia deargumentação. Partimos do pressuposto de que todos os textos são orientadosargumentativamente para cumprir determinados propósitos comunicativos, agindoestrategicamente sobre os interlocutores, e que a referenciação se constitui numa atividadeintensamente argumentativa. Com relação ao corpus de pesquisa, é composto por trintatextos, pertencentes ao gênero “Artigo de opinião”, produzidos por estudantes do 3º ano doEnsino Médio de escolas públicas das cidades de Caraúbas, Mossoró e Umarizal,pertencentes ao Estado do Rio Grande Norte, Brasil. Os textos foram coletados dorepositório de escrita escolar DOESTE. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo,descritiva e explicativa. Como aporte teórico, nos fundamentamo-nos nos pressupostos daLinguística Textual, em autores como Cavalcante et al (2020); Cavalcante et al (2022),Adam (2018); Amossy (2011); Mondada e Dubois (2005), Custódio Filho (2011), Cavalcantee Brito (2014), Cavalcante (2011), Cavalcante (2012), dentre outros, que dão suporteteórico-metodológico a pesquisa. Observamos que os alunos mobilizam diversos processosreferenciais na escrita do artigo de opinião, com recorrência significativa de introduçãoreferencial, anáforas direta, anáfora indireta e dêixis e que funcionam em redes referenciaise corroboram para que os pontos de vista sejam revelados. Diante disso, acreditamos quenossa pesquisa traz contribuições importantes ao ensino de Língua Portuguesa, bem comoaos professores, no tocante ao aprimoramento da competência comunicativa, bem comorelacionadas ao desenvolvimento das práticas argumentativas


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 13064 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - JOSINALDO PEREIRA DE PAULA - UERN
Interno - 006.588.213-00 - SAMUEL DE CARVALHO LIMA - IFRN
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 14:52
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