Banca de DEFESA: THAYANNY KELINNY VASCONCELOS DE LIMA

DISCENTE : THAYANNY KELINNY VASCONCELOS DE LIMA
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

ESCREVER PARA QUÊ?O ENSINO DE ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS PLANOS DE AULA DO PORTAL EDUCACIONAL ESCOLAS NA REDE, NO RIO GRANDE DO NORTE

Produção textual; Tecnologias Digitais; Rio grande do Norte

Esta dissertação propõe uma análise detalhada dos planos de aula disponíveis no Portal Educacional Escolas na Rede, adotado pelo Estado do Rio Grande do Norte, que são concebidos pelos próprios professores que utilizam a plataforma. O objetivo da análise é o de verificação do ensino de Língua Portuguesa, a partir da forma com a qual esses planos abordam o ensino de produção textual escrita, e apresentar uma proposta que favoreça sua utilização, especialmente diante do desafio de integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na sala de aula. A análise busca compreender se as atividades propostas vão além do exercício gramatical e da reprodução de modelos de texto, visando promover um ensino significativo para os alunos. A dissertação se apoia em teorias linguísticas, como a perspectiva bakhtiniana sobre gêneros do discurso, e também considera os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia envolve a análise dos planos de aula, identificando os gêneros textuais mais frequentes, as práticas de leitura e escrita propostas e os critérios de avaliação recomendados.

Presidente - 13064 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
Externo à Instituição - EDUARDO PARÉ GLUCK - UFRGS