Banca de DEFESA: SILVIA HELENA DE CASTRO BESSA

DISCENTE : SILVIA HELENA DE CASTRO BESSA
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Online via Google Meet: meet.google.com/ikk-gngh-mft

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA EM PAU DOS FERROS (RN): UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA LIBERTADORA FREIREANA

EJA. Ensino de Geografia. Perspectiva libertadora Freireana.

O direito ao acesso à educação por jovens e adultos é preservado pela Constituição Federal e assegurado pelo Estado. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para jovens, adultos e idosos que não concluíram seus estudos na idade própria e desejam em algum momento da vida retornar os estudos. Com foco no ensino de geografia na EJA, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino de Geografia na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob a perspectiva freireana, em uma Escola da rede pública estadual no munícipio de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte (RN). O estudo é de abordagem qualitativa (Minayo, 2001), assumindo um caráter exploratório e descritivo (Gil, 2011) e tipo de estudo de caso (Godoy, 1995). Utilizamos os estudos de Freire (1987, 1996) a partir da perspectiva de educação libertadora associando-a ao ensino de Geografia e a EJA. Sob o olhar de educandas e docente da EJA, realizamos a pesquisa com três educandas matriculadas no 5º período (8º e 9º) do ensino fundamental II, assim como, com a educadora da EJA. Quanto aos instrumentos de pesquisa para a coleta de dados, foi utilizado o formulário investigativo, o questionário semiestruturado, a observação em sala de aula, utilizando o diário de observação e a oficina pedagógica. Os dados foram analisados de acordo com as suas particularidades, tendo como categoria de análise os saberes populares em articulação com os conteúdos curriculares, utilizando a perspectiva libertadora freireana associada ao ensino de Geografia na EJA. Dos resultados obtidos, percebe-se que as educandas apresentam desafios para se manter na escola, com intervalos de afastamento entre 2 a 6 anos, pelos mais diversos motivos. Os desafios enfrentados refletiram diretamente nas dificuldades em relacionar os saberes populares aos conteúdos curriculares. A mediação da docente em sala de aula tem despertado o desenvolvimento da reflexão e criticidade das educandas. Assim, a docente tem assumido uma postura de ensino que busca conectar os saberes populares aos conteúdos curriculares, desenvolvendo a sua prática docente voltada para a perspectiva libertadora freireana.

Externo à Instituição - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA - UFPB
Externo ao Programa - 5347 - AGASSIEL DE MEDEIROS ALVES