Banca de DEFESA: LUCAS EDUARDO FERNANDES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS EDUARDO FERNANDES BEZERRA
DATA : 24/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet: meet.google.com/voh-dmgx-hnk
TÍTULO:

 MULTILETRAMENTOS E QUESTÕES RACIAIS EM EVERYBODY HATES CHRIS: UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS 


PALAVRAS-CHAVES:

Racismo. Multiletramentos. Letramento multimodal. Tecnologias digitais. Ensino de inglês. Todo mundo odeia o Chris. 


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Considerando a globalização que progride, a cada momento, promovendo avanços constantes em todo o mundo, é possível notarmos o surgimento de novos meios de comunicação e ferramentas tecnológicas que buscam agilizar tarefas e otimizar nosso tempo diante das atividades do dia a dia, inseridos no mercado consumidor a cada instante. Com a diversidade de possibilidades que são disponibilizadas, as modificações tecnológicas que influem socialmente abrem espaço e proporcionam novas formas de produzir textos. Com isso, é de suma importância que a escola enquanto instituição formal de ensino busque acompanhar essas transformações em suas práticas pedagógicas e metodológicas através de um ensino multiletrado, contribuindo com uma formação mais cidadão e crítica. Por esse motivo, orientados, principalmente, pelos trabalhos de Kress e Van Leeuwen (1996, 2006, 2021) sobre Semiótica Social, de Callow (2013) e Silva (2016) sobre Multimodalidade e ensino, de Almeida (2019) sobre Racismo, Preconceito e Discriminação, além dos trabalhos sobre Multiletramentos do Grupo de Nova Londres (1996), objetivamos, de forma geral, investigar como a série Everybody Hates Chris contribui para o desenvolvimento de multiletramentos, a partir de uma intervenção no ensino de inglês da escola pública. E, de forma específica buscamos: 1) Identificar as concepções dos discentes do ensino médio construídas sobre racismo tendo como suporte a série Everybody Hates Chris na sala de aula de inglês; 2) Investigar como as dimensões afetiva, composicional e crítica (Callow, 2008, 2013) podem ser contemplados pelos estudantes na série de TV; 3) Analisar como os alunos utilizam o letramento multimodal em suas produções textuais. O método utilizado foi o fenomenológico, através de uma pesquisa-ação, de uma abordagem qualitativa e descritiva, e interpretativista acerca do tratamento de dados. Concluímos que os estudantes do ensino médio conseguem reconhecer o racismo presente na série e relacionar com as experiências de vida próprias, além de inferirem as razões pelas quais um grupo é tido como inferior enquanto outro é tido como superior, o que representou o desenvolvimento e o exercício dos letramentos crítico e racial. Além disso, os estudantes relataram indignação e tristeza durante a exibição das cenas da série supracitada, bem como a percepção de como as pessoas eram divididas em relação à cor de pele, evidenciando as dimensões propostas pelo Modelo Show Me, através de respostas dadas a um questionário e proferidas durante discussões orais. Por fim, os estudantes demonstraram a capacidade de unir vários conhecimentos em uma única produção, mobilizando um letramento multimodal, alguns ainda de forma bastante sutil, mas já representando um avanço acerca do manejo das diversas linguagens com as tecnologias digitais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8093 - MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
Interno - 5400 - JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
Externo à Instituição - JÚLIO CÉSAR ROSA DE ARAÚJO - UFC
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 10:51
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