LITERATURA INFANTIL NEGRA NA ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
LITERATURA NEGRA, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LITERATURA INFANTIL.
O presente trabalho aborda a importância da leitura de literatura infantil negra para promover discussões
étnicos raciais dentro do contexto de sala de aula. Objetiva investigar de que forma a literatura infantil
voltada para as questões étnico-raciais pode contribuir para a formação de crianças antirracistas. Parte do
pressuposto de que a inserção da literatura negra no ambiente escolar possibilita o debate sobre as relações
étnico-raciais, com uma perspectiva de visibilização e o acesso à cultura negra contribuindo para o
desenvolvimento da identidade desses sujeitos em um cenário de reconhecimento, de valorização e de
respeito. É um estudo exploratório de natureza qualitativa e utiliza a pesquisa-ação como estratégia
metodológica. Tem como lócus de pesquisa a Escola Municipal de ensino fundamental “Conceição
Evaristo” na cidade de Pau dos Ferros, RN, uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Para a construção
de dados utilizaremos a observação participante, o questionário, a entrevista e o diário de campo.
Realizamos três sessões de mediação de leitura de literatura com as obras Betina (Gomes, 2010), Obax
(Neves, 2012) e Bruna e a Galinha D’Angola (Almeida, 2014). Os dados indicam que a presença da
literatura negra é vulnerável e retraída. Apontam a necessidade da inserção da literatura negra em sala de
aula que promova o debate sobre as questões étnicos raciais com vistas a uma educação antirracista.
Assinalam a contribuição do professor mediador nesse processo de construção social e visibilidade a
cultura negra.