Banca de DEFESA: JUSSARA DA CONCEIÇÃO SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSSARA DA CONCEIÇÃO SOARES
DATA : 29/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O texto literário no Ensino Médio: o caminho de um tesouro para a formação do leitor jovem


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura, Formação do leitor jovem, Ensino médio


PÁGINAS: 176
RESUMO:

A presente pesquisa tem como temática principal o trabalho com o texto literário na etapa escolar do ensino médio, com vistas à formação do leitor jovem. Se configura como uma pesquisa colaborativa, por ir a campo implementar um estudo com alunos de uma turma de 3ª série e três professoras regentes, nos componentes curriculares que fazem parte da área de Linguagens e suas tecnologias. Tem como objetivo geral analisar o trabalho com o texto literário na formação leitora dos jovens no Ensino Médio. Quanto aos objetivos específicos visa: a) identificar o perfil leitor dos alunos participantes da pesquisa; b) investigar quais as práticas de ensino de literatura são presentes na Escola lócus da pesquisa; c) verificar a proximidade e o interesse despertado pela literatura, a partir dos momentos de mediação de leitura em sala de aula; d) analisar a repercussão que as mediações de leitura literária, no ensino médio, provocam na formação leitora dos alunos participantes. Quanto a abordagem, a pesquisa se classifica como qualitativa. Quanto aos objetivos propostos, se classifica como explicativa. O embasamento teórico se
respalda em Bakhtin (2007, 1992), Candido (1995), Colomer (1991, 2007), Cosson (2016); Eagleton (2003); Gregorin Filho (2011); Jauss (1994), Lajolo (1985); Morin (2013); Petit (2009); Rouxel (2013), Saldanha (2018); Zilberman (1991, 2003, 2006, 2009, 2010, 2021), dentre outros estudiosos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista individual semiestruturada com as professoras, e com os alunos a entrevista coletiva semiestruturada pós encontros de mediação de leitura, aplicação de questionário via google forms, diário de leitura, além do diário de campo da pesquisadora. Os dados coletados foram analisados mediante o método da análise de conteúdo, com base nos estudos de Bardin, (2016) e revelam que os alunos do Ensino Médio demonstram interesse pelo texto literário, desde que seja feita uma mediação de leitura significativa para o público em foco.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS - UFRN
Presidente - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Interna - 1903 - MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 13:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern