OS SABERES DOCENTES E O USO DO FILME COMO RECURSO
DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Saberes Docentes. Recurso Didático Cinematográfico. Ensino de Geografia.
Esta pesquisa versa sobre saberes docentes e o uso de filmes aborda a relação dos saberes
docentes desenvolvidos a partir do cinematográfico como recurso em sala de aula de Geografia.
Objetiva analisar os saberes docentes e o uso do filme como recurso didático nas aulas de Geografia
no Ensino Fundamental II. Para tanto, de modo específico, pretendemos: i) registraros saberes docentes
relativos ao uso de filmes no ensino fundamental II; ii) descrever o emprego de filmes como recursos
didáticos na educação; iii) analisar o emprego de filmes no ensino de Geografia; e iv) desenvolver uma
proposta metodológica no ensino fundamental II com uso de filmes para trabalhar temáticas da
Geografia. O caminho metodológico da pesquisa tem embasamento na investigação epistemológica
sobre os saberes docentes e o uso de filmes, mediante contribuição de autores que debatem a temática,
a saber: Imbernón (2006), Pimenta (1999), Macedo (2020), Tardif (2011), bem como, Messias (2019)
e dentre outros que tratam do recurso filme. Ademais, a pesquisa se caracteriza como sendo
qualitativa, de cunho investigativo, do tipo exploratória e descritiva, com aplicação de um estudo de
caso numa turma de 7o ano de ensino fundamental. Os instrumentos utilizados para coleta de dados
são diário de campo e entrevista semiestruturada, com proposta metodológica de apresentar filmes que
trabalhem temas da Geografia, intencionando tornar as aulas mais dinâmicas, prazerosas e relacionadas
à realidade dos alunos. A realização da pesquisa aconteceu por fases, a saber: leitura do referencial
teórico, observação, aplicação da entrevista e análise dos dados – buscando investigar quais saberes
docentes são construídos e aplicados em sala de aula, com a utilização de filmes para trabalhar
temáticas da Geografia. Como resultados, entende-se que os saberes docentes são homogêneos e
diversificados, de modo que o professor tem a possibilidade de inovar em sala de aula, tornando as
aulas mais significativas para os alunos. Em suma, o uso de filmes pode proporcionar aulas
dinamizadase contribuir para a formação de indivíduos críticos, reflexivos, atuantes e prontos para a
sociedade contemporânea, entendendo as transformações no espaço enquanto sujeito transformante e
transformador.