Banca de DEFESA: TALHANY CRIS FERREIRA DA CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALHANY CRIS FERREIRA DA CONCEIÇÃO
DATA : 29/04/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

OS SABERES DOCENTES E O USO DO FILME COMO RECURSO
DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes Docentes. Recurso Didático Cinematográfico. Ensino de Geografia.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre saberes docentes e o uso de filmes aborda a relação dos saberes
docentes desenvolvidos a partir do cinematográfico como recurso em sala de aula de Geografia.
Objetiva analisar os saberes docentes e o uso do filme como recurso didático nas aulas de Geografia
no Ensino Fundamental II. Para tanto, de modo específico, pretendemos: i) registraros saberes docentes
relativos ao uso de filmes no ensino fundamental II; ii) descrever o emprego de filmes como recursos
didáticos na educação; iii) analisar o emprego de filmes no ensino de Geografia; e iv) desenvolver uma
proposta metodológica no ensino fundamental II com uso de filmes para trabalhar temáticas da
Geografia. O caminho metodológico da pesquisa tem embasamento na investigação epistemológica
sobre os saberes docentes e o uso de filmes, mediante contribuição de autores que debatem a temática,
a saber: Imbernón (2006), Pimenta (1999), Macedo (2020), Tardif (2011), bem como, Messias (2019)

e dentre outros que tratam do recurso filme. Ademais, a pesquisa se caracteriza como sendo
qualitativa, de cunho investigativo, do tipo exploratória e descritiva, com aplicação de um estudo de
caso numa turma de 7o ano de ensino fundamental. Os instrumentos utilizados para coleta de dados
são diário de campo e entrevista semiestruturada, com proposta metodológica de apresentar filmes que
trabalhem temas da Geografia, intencionando tornar as aulas mais dinâmicas, prazerosas e relacionadas
à realidade dos alunos. A realização da pesquisa aconteceu por fases, a saber: leitura do referencial
teórico, observação, aplicação da entrevista e análise dos dados – buscando investigar quais saberes
docentes são construídos e aplicados em sala de aula, com a utilização de filmes para trabalhar
temáticas da Geografia. Como resultados, entende-se que os saberes docentes são homogêneos e
diversificados, de modo que o professor tem a possibilidade de inovar em sala de aula, tornando as
aulas mais significativas para os alunos. Em suma, o uso de filmes pode proporcionar aulas
dinamizadase contribuir para a formação de indivíduos críticos, reflexivos, atuantes e prontos para a
sociedade contemporânea, entendendo as transformações no espaço enquanto sujeito transformante e
transformador.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3826 - CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
Presidente - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Externo ao Programa - 4874 - JOSUÉ ALENCAR BEZERRA
Externa à Instituição - Tereza Sandra Loiola Vasconcelos - UECE
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 14:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern