O REAPRENDER DA VIDA DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: saberes e práticas em Tecnologias Assistivas
Deficiência Visual; Saberes e Práticas; Tecnologia Assitiva
O enfoque das experiências dos sujeitos em suas ações autônomas e em seus estudos acadêmicos por meio das tecnologias assistivas são voltadas a permitir a pessoa com deficiência a igualdade de condições e oportunidades no exercer das atividades em sua vida cotidiano. Esta pesquisa tem como objetivo compreender o reaprender da vida por meio dos saberes e práticas em tecnologias assistivas de uma pessoa com deficiência visual. Com esse entendimento, transitaremos pelos conceitos de memória, saberes/práticas, tecnologia assistiva, experiência e inclusão, no rastro do que nos ensina sobre memória individual e coletiva em Haulbwachs (1990); o conceito de saberes da experiência apontado por Josso (2010) e por Bondiaà (2002); saberes e práticas de inclusão em Mantoan (2004); o esperançar (1992) e autonomia em Freire (1996). A metodologia da pesquisa (Auto) biográfica visa obter dos sujeitos da pesquisa os conhecimentos das experiências de vida, ao qual, em determinados aspectos, se observa nuances científicas, pois, analisa as peculiaridades da vivência de cada ser, onde se obtém dados pertinentes e relevantes para a ciência social. Apresentou os impactos sociais dos saberes e práticas das tecnologias assistivas na vida de uma pessoa com deficiência visual. Os processos e sentimento que os narradores deste estudo construíram no caminho para traçar seu objetivo de vida, mostra a pertinência da autobiografia o como o processo das vivências e memórias do sujeito são singulares e torna o sujeito protagonista de sua história.