AÇÕES E TENSÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA: O PROBNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
NA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN
ProBNCC, Educação Infantil, Política, currículo.
O presente trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) em torno da BNCC Educação Infantil e suas implicações nos processos ocorridos no município de Mossoró/RN. Buscamos responder à seguinte questão: como vêm ocorrendo as ações pro BNCC voltadas para Educação Infantil no município de Mossoró/RN? Definimos como objetivo geral investigar como vêm ocorrendo as ações do ProBNCC voltadas para Educação Infantil (EI) no município de Mossoró/RN. Como objetivos específicos pretendemos: compreender articulações políticas entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Unidades de Educação Infantil (UEI) no município de Mossoró/RN em torno do ProBNCC; investigar sentidos de currículo e de docência a partir dos processos formativos mediados pela Secretaria Municipal de Educação nas Unidades de Educação Infantil; analisar as contribuições realizadas pelos professores, supervisores pedagógicos e gestores da Educação Infantil na Rede Municipal de Mossoró/RN através do ProBNCC. Utilizamos o Ciclo de Políticas e a Teoria da atuação do sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores como material analítico sobre as atuações que vêm ocorrendo através do ProBNCC visando uma construção curricular a partir de orientações homogêneas, construindo significados diversos. Como lócus da pesquisa pretendemos observar duas Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró/RN, que fazem parte do polo 2 da Rede municipal de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação/SME. Como percurso metodológico elegemos a pesquisa qualitativa pois buscamos compreender como os sujeitos constroem seus significados a partir dos processos vivenciados de acordo com os contextos que são introduzidos, utilizamos a pesquisa denominada estado da questão, análise documental e entrevistas semiestruturadas para obtenção de dados. Apresentamos as etapas da pesquisa através da sua estrutura organizacional como elemento norteador da leitura.