Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA DA SILVA

DISCENTE : TALITA DA SILVA
DATA : 20/03/2023
LOCAL: Sala Multimídia II - Híbrida

INSERÇÃO SOCIAL NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: AVANÇOS E DESAFIOS

Avaliação; Expansão; Inserção Social; Pós-graduação stricto sensu.

A pós-graduação stricto sensu, ao longo dos últimos anos, apresenta elevada ascensão do processo de expansão, ocasionado, principalmente, pela interiorização das instituições de ensino públicas federais e estaduais. A área da educação, apesar de apresentar um crescimento, enfrenta alguns desafios, sobretudo, acerca das desigualdades entre as regiões e as áreas de conhecimento. Nesse cenário de desenvolvimento, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES é responsável pela avaliação da pós-graduação, estabelece quesitos e notas aos programas referentes à sua qualidade por meio da Ficha de Avaliação, em que o quesito Inserção Social tem como propósito promover o impacto social, cultural e econômico do conhecimento no ensino superior. O Programa de pós-graduação stricto sensu em educação (POSEDUC), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, desde seu funcionamento, está inserido nesse processo de expansão da pós-graduação no país através da interiorização da oferta, externalizando uma forte ênfase no desenvolvimento e na produção do conhecimento integrados à sociedade e aos contextos locais. Diante disso, o presente trabalho busca analisar o quesito avaliativo Inserção Social do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em educação na UERN entre os anos de 2012 e 2020. Para tanto, como objetivos específicos, pretende-se: a) analisar quais ações e diretrizes o POSEDUC/UERN tem realizado sobre sua Inserção Social entre este período; b) compreender de que forma este quesito avaliativo influência na expansão do programa; e c) refletir quais os seus avanços e desafios. O trabalho se configura como um estudo de caso único, abordagem qualitativa, com uso da revisão bibliográfica, análise documental e algumas técnicas da análise de conteúdo, a saber: pré-análise, categorização e inferências (BARDIN, 2011). Os documentos de análise são os seguintes: ficha de avaliação CAPES, de área da educação, e relatórios das avaliações do POSEDUC, que comportam o período de 2012 a 2020 acerca do quesito Inserção Social, e seus três itens. Partindo de tais pressupostos, inferimos que a área de educação é em um dos âmbitos que detém demandas e necessidades próprias e, diante disso, encontra desafios na avaliação dos seus programas. Isso ocorre, principalmente, devido às assimetrias entre as áreas, desigualdades regionais, necessidade de discussões pontuais sobre os processos avaliativos e, ainda, ao impasse entre a produtividade e a qualidade da produção do conhecimento, considerando as exigências que devem serem atingidas na avaliação dos programas, responsáveis pela definição da qualidade e manutenção da pós-graduação.

Presidente - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA
Interna - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE