CLARO ENIGMA: DESVENDANDO O MUNDO DAS PALAVRAS E DA POESIA DRUMMONDIANA NA SALA DE AULA
Carlos Drummond de Andrade. Sequência didática. Poesia. Letramento Literário. Ensino.
Esta proposta tem como premissa possibilitar que o aluno, através dos poemas de Carlos Drummond de Andrade e da poesia contida nos versos do autor, sobretudo na obra Claro Enigma, assuma o papel de sujeito ativo e participante da ciranda de descobertas e significados da leitura. O intuito é permitir o aguçar da sensibilidade e da imaginação através da literatura, ponto de partida nessa construção de sentido, para que o discente da Educação de Jovens e Adultos - EJA II - referente ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, consiga através do diálogo que o leitor estabelece com o autor, o texto e o contexto, numa abordagem hermenêutica de Ricoeur (1994), possa aprimorar o seu olhar e enriquecer as suas leituras. Nessa perspectiva de letramento literário, propomos sequências didáticas para cada um dos oito poemas drummondianos selecionados, buscando permitir o desvendar das palavras e da poesia, a partir da descoberta de algumas chaves de leituras que possibilitem essa construção no espaço da sala de aula em interação com o professor, os colegas e as obras propostas. O aporte teórico está pautado nas obras de Aguiar (2013), Arrigucci Jr. (2002), Bakhtin (2016), Candido (2004), Cosson (2020, 2021), Durão (2020), Freire (1967, 1989, 1996), Lage (2013), Marcuschi (2008), Merquior (2012), Moriconi (2001, 2002), Paz (1984), Pinheiro (2008), Sant’Anna (2008), Villaça (2012), Thiollent (2011), entre outros que nos ajudarão a incentivar novos leitores na descoberta deste universo tão rico que a poesia pode proporcionar no processo de construção da leitura, resgatando a autoestima e o desvendar do prazer literário.