Banca de DEFESA: FRANCISCO GOMES DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO GOMES DE QUEIROZ
DATA : 01/03/2023
LOCAL: Auditório do PRODEP - Campus Central/Mossoró

Efeito de Campo e Temperatura nas Fases Magnéticas de Volume e Filmes das Terras Raras Disprósio e Hólmio.

Fases magnéticas; Histerese térmica; Terras Raras; Materiais helimagnéticos.

Os materiais terras raras em sua forma volumétrica sem a presença de campo externo, apenas por efeitos térmicos, apresentam uma rica diversidade de configurações magnéticas para determinadas faixas de temperaturas, específicas de cada elemento. A construção de sistemas artificiais, como filmes finos e multicamadas, nos quais os elementos terras raras fazem parte de pelo menos um dos constituintes, tem promovido a descoberta de novos padrões magnéticos.

Neste trabalho apresentamos duas investigações, uma em colaboração com o grupo experimental do laboratório de magnetismo do Departamento de Física da Universidade M.V.Lomonosov Estadual de Moscow no qual modelamos os resultados experimentais de amostras ultrapuras da terra rara Disprósio e a investigação dos ciclos de histerese térmica em filmes finos de Hólmio de várias dimensões, objetivando encontrar diferentes fases magnéticas nestes ciclos.

O método teórico utilizado, para obter as fases de equilíbrio, consiste de um sistema, onde as contribuições das energias de troca, energia de anisotropia e a energia Zeeman, são calculadas em um conjunto de spins magnéticos inequivalentes, e as fases magnéticas, desde a temperatura de Curie até a temperatura de Néel, são determinadas de forma auto-consistente, garantindo torque nulo nos spins magnéticos.

Nossa modelagem reproduziu as medidas experimentais de magnetização e fases magnéticas obtidas para o volume do Disprósio. No estudo para os filmes finos de Hólmio com dimensões de 7, 10, 12, 15, 18, 21 e 24 planos atômicos verifica-se uma largura da histerese térmica, variando de um valor próximo de 18 K a aproximadamente 100 K, dependendo da intensidade do campo magnético externo aplicado e da espessura do filme. Para filmes finos de Hólmio com dimensões inferiores a 7 planos atômicos a histerese térmica não é observada.

Presidente - 1881 - VAMBERTO DIAS DE MELLO
Interno - 597.647.084-04 - DORY HÉLIO AIRES DE LIMA ANSELMO - UFRN