Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA PRISCILA COSTA SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARTA PRISCILA COSTA SOARES DE OLIVEIRA
DATA : 25/02/2022
HORA: 10:30
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

AÇÕES DO PROBNCC NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOSSORÓ/RN


PALAVRAS-CHAVES:

ProBNCC, Educação Infantil, Política, currículo.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O presente trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) em torno da BNCC Educação Infantil e suas implicações nos processos ocorridos no município de Mossoró/RN. Buscamos responder à seguinte questão: como vêm ocorrendo as ações do ProBNCC voltadas para Educação Infantil no município de Mossoró/RN? Definimos como objetivo geral investigar como vêm ocorrendo as ações do ProBNCC voltadas para Educação Infantil (EI) no município de Mossoró/RN. Como objetivos específicos pretendemos: compreender articulações políticas entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Unidades de Educação Infantil (UEI) no município de Mossoró/RN em torno do ProBNCC; investigar sentidos de currículo e  de docência a partir  dos processos formativos mediados pela Secretaria Municipal de Educação nas Unidades de Educação Infantil e as influências dessas significações nos movimentos em torno da BNCC; analisar as contribuições realizadas pelos professores, supervisores pedagógicos e gestores da Educação Infantil na Rede Municipal de Mossoró/RN através do ProBNCC. Utilizamos o Ciclo de Políticas e a Teoria da atuação do sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores como material analítico sobre as atuações que vêm ocorrendo através do ProBNCC visando uma construção curricular a partir de orientações homogêneas, construindo significados diversos. Como lócus da pesquisa pretendemos observar duas Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró/RN, que fazem parte do polo 2 da Rede municipal de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação/SME. Como percurso metodológico elegemos a pesquisa qualitativa pois buscamos compreender como os sujeitos constroem seus significados a partir dos processos vivenciados de acordo com os contextos que são introduzidos, utilizarmos a pesquisa denominada estado da arte, análise documental e entrevistas semiestruturadas para obtenção de dados. Apresentamos as etapas da pesquisa através da sua estrutura organizacional como elemento norteador da leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA PRAZERES FRANGELLA - UERJ
Notícia cadastrada em: 16/02/2022 14:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern