REDES DE SABERESFAZERESPODERES COTIDIANOS COMO POTÊNCIA POLÍTICO-PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA
Formação continuada. Educação de Jovens e Adultos. Redes de saberesfazerespoderes. Práticas Pedagógicas.
A presente pesquisa tem como temática redes de saberesfazerespoderes cotidianos como potência político-pedagógica emancipatória à formação continuada de professores da EJA. O trabalho com a formação continuada de professores da EJA de uma instituição da Rede Estadual de Ensino do município de Itajá/RN emerge da necessidade de: (i) reconhecer as redes de saberesfazerespoderes cotidianos como potência político-pedagógica emancipatória à formação continuada de professores da EJA; (ii) perceber, por meio de mergulhos com todos os sentidos nos cotidianos da modalidade, práticas pedagógicas possíveis de problematização à formação continuada de professores; (iii) estabelecer, por meio de conversas os personagensconceituais, diálogos acerca dos indícios percebidos-destacados; (iv) produzir reflexões político-epistemológicas propositivas à formação continuada de professores da EJA. Assumimos a abordagem teórico-metodológica dos estudos nosdoscom os cotidianos, com inquietações que despertam à necessidade de sentirperceber indícios nos cotidianos de uma escola pública de EJA no município de Itajá/RN potencializando-os enquanto processos formativos. Os indícios percebidos-destacados na pesquisa se materializarão por meio dos movimentos teórico-metodológicos considerados necessários à realização de estudos nosdoscom os cotidianos. Serão cinco os movimentos assumidos: Sentimento de Mundo, Criar nossos Personagensconceituais, Narrar a vida e Literaturizar a Ciência, Ir Sempre Além do já Sabido e A Circulação dos conhecimentossignificações como necessidade. Serão esses os movimentos que nos possibilitará o trabalho de tradução do que veremos, sentiremos no espaçotempo da pesquisa.