UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA DAS IMPLICAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL, OCASIONADO PELA PANDEMIA DE SARS-COVID-19, EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
Psicanálise. Pandemia. Criança
A presente proposta de estudo busca compreender, discutir e refletir, em uma perspectiva psicanalítica, a partir das vozes das crianças em idade escolar, as possíveis implicações do isolamento social no processo de estruturação psíquica infantil. Para isso, propomos uma triangulação, oferecendo espaços de escuta para a escola, os pais e as crianças. Todavia, considerando essas crianças como protagonistas, com plena capacidade de falar sobre si. Objetivamos o aprofundamento teórico-prático na Psicanálise de Freud e Lacan e em orientações da linha de pesquisa: práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão. Como descrito no site do POSEDUC, o foco é a produção histórica da cultura, as (auto)biografias, as identidades e memórias, a educação especial\inclusiva, a diversidade como espaço de produção de saberes, priorizando a inclusão no espaço escolar, acadêmico e social.