Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON PAULO RODRIGUES LOPES

DISCENTE : ANDERSON PAULO RODRIGUES LOPES
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/ciy-affq-yzu)

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTIBIOFILME DO ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia gracilis E UMA POMADA NATURAL SOBRE ESTIRPES DE Staphylococcus aureus.

Biofilme; óleo essencial; Lippia gracilis; pomada natural.

A resistência antimicrobiana (RAM) emergiu como um dos principais problemas de saúde pelos elevados índices de infecções causadas por bactérias, parasitas, vírus ou fungos. As infecções são principais consequências das feridas crônicas, devido a rápida proliferação de microrganismos. Esses microrganismos possuem um mecanismo de defesa muito eficiente, a formação de biofimes. Nesse sentido, a descobertas de novos ativos que apresentem atividade antimicrobiano, é de extrema relevância para superar os problemas atuais de resistência aos antibióticos. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana e antibiofilme do óleo extraído de Lippia gracilis, associado a uma pomada natural e também com o antibiótico ampicilina, contra as estirpes de Staphylococcus aureus ATCC 25923, Staphylococcus aureus 700698 e Staphylococcus aureus JKD6008. Para determinar a atividade antimicrobiana, a L. gracilis e a pomada foram diluídos em concentrações variando de 10 a 0,156 mg/mL e distribuídas em placas de 96 poços de poliestireno e fundo plano, com cada suspenção bacteriana ajustada (1x106 UFC/mL) em meio TSB, em seguida incubadas durante 24 horas a 37ºC. O efeito do óleo da L. gracilis, da pomada e de ambas associações foram avaliados pela concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM). Os valores do CIM foram combinados ao antibiótico ampicilina e seus efeitos foram avaliados utilizando a técnica do checkerboard, ao passo que os valores da CBM foram usados para inferir o tempo de morte das bactérias tratadas com a L. gracilis e pomada. A atividade antibiofilme foi avaliada pela quantificação da biomassa do biofilme pelo método de coloração por cristal violeta (CV) e pelo número de células viáveis do biofilme pela contagem de unidades formadores de colônias (UFC). O óleo essencial apresentou CIM em 2,5 mg/mL nas três S. aureus testadas e CBM apenas na S. aureus JKD6008 na mesma concentração. Já a pomada, não apesentou atividade antimicrobiana sobre as três estirpes testadas. A associação da Lippia com a pomada resultou na CIM para S. aureus ATCC 25923 em 2,5 mg/mL e 1,25 mg/mL para S. aureus ATCC 700698 e S. aureus JKD6008. Além disso, apresentaram CBM em 5 mg/mL nas S. aureus ATCC 25923 e ATCC 700698. O efeito sinérgico contra as cepas de S. aureus ATCC 25923 (ICIF=0,375), S. aureus ATCC 700698 (ICIF=0,375). Em relação a atividade antibiofilme, o óleo essencial de L. gracilis, a pomada e a associação entre óleo e pomada foram capazes de reduzir significantemente a formação de biofilmes e os biofilmes pré-formados. Em conclusão, o óleo essencial de L. gracilis demonstrou atividade antimicrobiana contra diferentes cepas de S. aureus e seus biofilmes tanto de forma isolada quanto associada a uma pomada natural e também ao ampicilina.

Externa à Instituição - MARCIANA BIZERRA DE MORAIS
Interna - 3396 - CYNTHIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE