Banca de DEFESA: LETÍCIA GABRIELE DA SILVA BEZERRA

DISCENTE : LETÍCIA GABRIELE DA SILVA BEZERRA
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Videoconferência

Análise da qualidade ambiental intraurbana do município de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Planejamento Urbano; Gestão Urbana; Recursos Naturais; Qualidade de Vida; Geotecnologia.

As cidades são uma das maiores transformações e impactos produzidos pelo ser humano sobre o ambiente natural, impondo desafios a esfera da vida urbana, entre eles a qualidade ambiental urbana. A qualidade ambiental urbana se refere a satisfação ambiental em relação as áreas urbanas. Os seus estudos propiciam informações das áreas que apresentem condições de qualidade ambiental precárias e boas, buscando minimizar impactos negativos aos recursos naturais e melhorar a qualidade de vida. Mossoró, localizada no estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil, possui relevante influência econômica e social como segunda maior cidade e única de porte médio do estado. Ao longo do seu processo de expansão urbana o planejamento e a gestão municipal não contemplaram a sustentabilidade do meio, ocasionado em problemas socioambientais que interferem nas condições de qualidade ambiental urbana da cidade. Logo, o objetivo deste trabalho foi identificar as condições de qualidade ambiental intraurbana do município de Mossoró, Rio Grande do Norte, buscando subsidiar discussões sobre o planejamento e a gestão urbana da cidade. A natureza desta pesquisa é básica, com abordagem quantitativa, diante os objetivos é descritiva, utilizando-se das pesquisas bibliográfica e documental. As variáveis socioambientais selecionadas para resultar nas condições de qualidade ambiental intraurbana de Mossoró foram: cobertura da terra, cobertura vegetal, temperatura da superfície terrestre, ocorrência de alagamentos e condições de saneamento básico. Para cada variável foi elaborada uma carta temática no software livre QGIS 3.10.7 'A Coruña', e definidos atributos negativos que foram somados para resultar nas condições de qualidade ambiental intraurbana de Mossoró classificadas nas classes: boa, baixa e péssima. Ao longo da expansão urbana da cidade de Mossoró, sobretudo a partir da década de 1970, é possível classificar os bairros da cidade em centrais, bairros que se localizam mais ao centro da cidade, no eixo de desenvolvimento, possuindo melhor infraestrutura, equipamentos e serviços públicos ao contrário dos bairros periféricos, localizados as margens da cidade. A análise das variáveis socioambientais cobertura da terra, cobertura vegetal e temperatura da superfície terrestre demonstram que os bairros centrais estão mais vulneráveis a baixa qualidade ambiental intraurbana devido a concentração de área edificada, pouca ou ausência de cobertura vegetal e elevadas temperaturas, diferente do que ocorre nos bairros periféricos. A variável socioambiental ocorrência de alagamentos aponta a precariedade do sistema de drenagem de águas pluviais na cidade, contribuindo para a diminuição da qualidade ambiental intraurbana, já a variável condições de saneamento básico se mostrou mais adequada nos bairros centrais, pôr possuírem melhores condições de infraestruturas. Como resultado das condições de qualidade ambiental intraurbana de Mossoró, é possível identificar que a condição de boa qualidade ambiental intraurbana está presente em áreas dos bairros periféricos da cidade, a condição de baixa qualidade ambiental intraurbana se localiza sobretudo em áreas dos bairros periféricos, e a condição de péssima qualidade ambiental intraurbana surge pontualmente em áreas dos bairros centrais e periféricos. É recomendado ações e medidas relacionadas ao planejamento e a gestão municipal de Mossoró com foco na preservação, conservação e melhoria de acordo com cada condição.

Externo à Instituição - ANTONIO CONCEIÇÃO PARANHOS FILHO - UFMS
Presidente - 4253 - ALFREDO MARCELO GRIGIO