Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO DE CARVALHO ARAÚJO

DISCENTE : FERNANDO DE CARVALHO ARAÚJO
DATA : 02/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ndg-uyfd-kvu

Seca periódica, uso e cobertura da terra e a influência sobre a alimentação de peixes em um reservatório do semiárido potiguar.

Pluviometria, Cobertura Vegetal, Ictiofauna.

Este trabalho tem por objetivo investigar como o clima e o uso e cobertura da terra no entorno do reservatório Santa Cruz do Apodí localizado no município de Apodí/ RN variam ao longo do tempo e sua relação com a dieta de peixes. Foram utilizados dados climatológicos disponibilizados pelo INMET, coletados na estação física da EMPARN com dados de precipitação e temperatura. Imagens de satélite de diferentes sensores orbitais foram utilizados, o Índice de Vegetação Ajustado para o Solo (IVAS) para extrair dados de uso e cobertura da terra e o Índice de Água pela Diferença Normalizada (IADN) para a extração da área de lâmina de água do reservatório. Para a obtenção dos dados de dieta de peixes, foram feitas coletas trimestrais nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019 e identificados o conteúdo estomacal ao menor nível taxonômico possível e, por fim, para o processo de quantificação do conteúdo estomacal foi utilizado o índice alimentar (IAi) de Kawakami e Vazzoler (1980). Os resultados demonstram que as mudanças no regime de precipitação, principalmente no ano de 2013 e no primeiro trimestre de 2017, aliados com temperaturas relativamente constantes fizeram com que o volume do reservatório de Santa Cruz atingisse níveis bem abaixo da média de sua capacidade. Analisando os gráficos de tendência, observou-se que, a área de lâmina de água apresentou o mesmo aspecto que o volume do reservatório. Os períodos em que a precipitação reduziu e a temperatura elevou - se, os dados de uso e cobertura da terra apresentaram elevação das áreas de solo exposto e redução das áreas de vegetação densa e vegetação rasteira. Porém em períodos de alta precipitação e baixas temperaturas, as categorias de vegetação apresentaram resposta positiva e consequentemente as áreas de solo exposto reduziram.

Presidente - 5313 - DANIELLE PERETTI
Interno - 2431 - KLEBERSON DE OLIVEIRA PORPINO