Banca de DEFESA: FERNANDO DE CARVALHO ARAÚJO

DISCENTE : FERNANDO DE CARVALHO ARAÚJO
DATA : 08/09/2022
LOCAL: Sala de Videoconferência

SERIA A ABUNDÂNCIA RELATIVA DE Plagioscion squamosissiums ESPECIE DE PEIXE INTRODUZIDA EM RESERVATÓRIO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO INFLUENCIADA PELO CLIMA E USO E COBERTURA DA TERRA?

Imagens de Satélite, Água Doce, Piscívoro Não Nativo, Sciaenidae.

A abundância de espécies introduzidas em diferentes tipos de ecossistemas pode estar associada a diversos fatores tais como: condições ambientais, ausência de predadores naturais, plasticidade alimentar, disponibilidade de recursos e de habitats. Por esse motivo, objetivou-se com o trabalho investigar como o clima e o uso e cobertura da terra no entorno do Reservatório Santa Cruz, localizado no município de Apodi / RN influenciam a abundância de Plagioscion squamosissimus, peixe nativo da região amazônica introduzido em reservatórios da região semiárida do nordeste brasileiro. Para isso, foram utilizados: a) Dados de temperatura média e precipitação acumulada do município de Apodí / RN obtidos a partir da base de dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), coletados na estação meteorológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN); b) Dados volumétricos do Reservatório Santa Cruz obtidos por meio do portal da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH – RN); c) Dados da área de lamina de água do Reservatório Santa Cruz e as categorias de uso e cobertura da terra, obtidas através do processamento de imagens de diferentes satélites, a elas, foram aplicados os índices de água pela diferença normalizada (IADN) e de vegetação ajustada ao solo (IVAS), por fim, a ictiofauna, amostrada no reservatório Santa Cruz, em oito pontos distribuídos ao longo do corpo hídrico, durante os meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, nos anos de 2013, 2015 e 2017 em uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde, os indivíduos coletados foram identificados, quantificados e a abundância relativa de P. squamosissimus foi calculada pela divisão do número de indivíduos da espécie estudada pelo número total de indivíduos coletados, sendo este resultado multiplicado por 100, onde se tem o percentual daquela espécie em relação as demais durante os dias de capturas. Os resultados apresentam uma redução ao longo do tempo do volume e da área de lamina d‘água do reservatório, destacando-se na composição do seu entorno, duas categorias principais de uso e cobertura da terra, a vegetação rasteira e o solo exposto que se relacionam entre si inversamente proporcionais, a correlação dessas duas categorias com a abundancia de P.squamosissimus mostrou - se positiva com a área de solo exposto e negativa com a vegetação rasteira sendo esta última a única categoria que apresentou significância estatística dentre as categorias de uso e cobertura da terra (R² adj: 0,273, P = 0.04), ou seja a redução de vegetação rasteira no entorno do reservatório está associada a uma elevação da abundancia relativa da corvina, isso indica que, em condições climáticas mais severas como uma situação de escassez hídrica, onde geralmente a vegetação perde por exemplo suas folhas, há um incremento de matéria orgânica vinda das margens trazendo modificações das condições e recursos que permitam a sobrevivência dessa espécie.

Externo à Instituição - JÔNNATA FERNANDES DE OLIVEIRA - UFC
Presidente - 5313 - DANIELLE PERETTI