Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA HELLOYDE DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELLA HELLOYDE DE MORAIS
DATA : 30/11/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/ytz-wbvc-qiy
TÍTULO:

ELABORAÇÃO, AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E GENOTOXICOLÓGICA DE UM SABONETE LÍQUIDO À BASE DE ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia grata.


PALAVRAS-CHAVES:
Lippia grata; Óleos Essenciais; Toxicidade; Antibacterianos; Produto Natural.

PÁGINAS: 47
RESUMO:

As plantas medicinais são todas e quaisquer espécies vegetais que possuem alguns princípios ativos com propriedades terapêuticas que podem amenizar ou promover a cura de alguma enfermidade. Dentre esse arsenal de plantas medicinais, destacam-se as aromáticas que, em geral, produzem óleos essenciais extraídos de folhas, flores, galhos, troncos, raízes e casca de frutos. Alguns óleos essenciais detêm propriedade antimicrobiana, podendo ser utilizados na composição de produtos de higiene. Lippia grata é uma espécie nativa da caatinga e seu potencial antimicrobiano já foi comprovado em vários trabalhos. Portanto, esse trabalho teve como objetivo a elaboração de um produto natural à base de um óleo essencial de Lippia grata avaliando a toxicidade do produto e seu potencial antifúngico. Os óleos essenciais podem ser empregados nas indústrias de cosméticos e na farmacologia, pois são dotados de compostos bioativos, usados principalmente em perfumaria. Contudo, mediante composição química do óleo, foi possível encontrar pico íon molecular comum tipo de retenção de 21,379 identificado como o composto óxido de cariofileno, sendo caracterizado como o dominante componente do óleo essencial de L. grata e apresentando um teor de 32,51%. O sabonete elaborado, teve indícios de citotoxicidade e genotoxicidade, especialmente com a concentração de óleo à 1%, pois foi observado alta frequência de aberrações. Diferentemente da concentração de 0,5% do óleo que verificou-se baixo índice mitótico, apesar da baixa frequência de aberrações. Posteriormente, independente da concentração testada para a análise antifúngica, o sabonete apresentou ação fungistática, isto é, o produto elaborado com óleo de Lippia grata apenas inibiu o crescimento microbiano. O desenvolvimento de um sabonete líquido com óleos essenciais com propriedades antimicrobianas, seria uma possibilidade viável para assegurar a eficácia antisséptica, apresentando assim, como uma alternativa aos sabonetes convencionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3396 - CYNTHIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Interno - 13136 - LEANDRO BEZERRA DE LIMA
Externa ao Programa - 6124 - REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern