Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA GONCALVES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA GONCALVES RIBEIRO
DATA : 06/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/uid-jpix-nqk
TÍTULO:

Incorporação de TiO2 na estrutura do KIT-5 e do KIT -6 através do método de ancoragem in situ (ISA) para implicação na fotodegradação do corante Rodamina-B.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanomateriais; Dióxido de titânio; Ancoragem in situ; Corante; Fotocatálise heterogênea.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A rápida industrialização nos últimos anos têm sido motivo de questionamentos entre os ambientalistas e pesquisadores da área, uma vez que muitas destas indústrias têm causado complicações ao meio ambiente. Dentre estas indústrias, encontra-se a têxtil, que durante o tingimento dos tecidos acaba liberando efluentes ricos em compostos orgânicos, entre eles os corantes, que são altamente perigosos quando descartados diretamente na natureza. Uma alternativa para eliminar esses poluentes dessas águas é através da fotocatálise heterogênea, em que o TiO2 destaca-se devido uma série de propriedades, porém este composto possui algumas limitações, que são o seu tamanho de partículas e a sua aplicação em meio aquoso, que quando adicionado a um suporte mesoporoso são amenizadas. Dessa forma, esse trabalho teve por objetivo produzir os materiais mesoporosos KIT-5 e KIT-6 incorporado com uma solução coloidal de TiO2 através de um novo método de síntese, a ancoragem in situ (ISA), para então ser utilizado na fotodegradação do corante Rodamina B, presente em efluentes da indústria têxtil. A síntese do KIT-5 e KIT-6 modificado com TiO2 foi realizada através do método ISA em três diferentes razões de silício/titânio. Logo após, foram realizadas caracterizações de DRX, na qual obteve-se materiais com a estrutura esperada. Foi realizado o FRX, em que mostrou que entre as amostras a que se aproximou mais da razão molar teórica de Si/Ti foi a de razão 25 para ambos os materiais sintetizados. As análises térmicas TG/DTG/DSC mostraram que os materiais apresentaram boa estabilidade térmica. As imagens de MEV mostraram que o material obteve a morfologia esperada, e através das imagens de EDS foi possível observar a boa distribuição dos nanocristais de titânio na estrutura do material. Já os testes fotocatalíticos mostraram que os catalisadores KIT-5/TiO2 (25) e KIT-6/TiO2 (25) foram os que apresentaram a maior porcentagem de degradação do corante Rodamina B, bem como apresentaram boa capacidade de reutilização em novos ciclos catalíticos. Diante disso pode-se afirmar que o novo método de síntese adotado, o de ancoragem in situ (ISA), foi eficiente, uma vez que o material foi obtido com sucesso e apresentou resultados otimistas em relação a fotodegradação do corante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7961 - ANNE GABRIELLA DIAS SANTOS CALDEIRA
Externa à Instituição - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER - UFRN
Notícia cadastrada em: 10/01/2023 09:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern