Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA LARISSA SANTOS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIA LARISSA SANTOS DO NASCIMENTO
DATA : 06/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/ezp-jzhr-itz
TÍTULO:

OBTENÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE ESTRUTURAS DE NIÓBIO PELO MÉTODO HIDROTÉMICO LIVRE DE TEMPLATES E SUA APLICAÇÃO NA OBTENÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO DE GIRASSOL.


PALAVRAS-CHAVES:

Método Hidrotérmico. Fontes de Nb. Estruturas de Nb. Biodiesel.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Os problemas ambientais são muitas vezes causados pelas ações antrópicas. O uso dos combustíveis fósseis, além de ser uma energia não renovável, durante a sua queima gera gases tóxicos que acabam poluindo o ar. Diante disso, o uso do biodiesel, que é uma energia renovável, surge como uma alternativa , oriundo de um processo verde, pois com o uso da matéria prima de origem oleaginosas permite que estes sejam capturados pelas plantas diminuindo a emissão de dióxido de carbono. No que diz respeito ao desenvolvimento de catalisadores heterogêneos, esse método permite a fácil recuperação após o processo de reação. A obtenção de diferentes tipos de catalisadores podem ser adquiridas modificando as fontes de síntese, permitindo a formação de diferentes tipos de estruturas. Esses materiais podem possuir novas propriedades físicas e químicas, altas relação superfície-volume, bem como propriedades de superfície em tal escala. No que diz respeito às vantagens da utilização de materiais a base de nióbio, é importante ressaltar que esse metal é abundante no Brasil, além de apresentar uma ampla gama de aplicações, como em eletroquímica e catálise. Desta forma, o objetivo deste trabalho, trata-se da obtenção de estruturas de nióbio, com diferentes tipos de precursores de síntese através da síntese hidrotérmica alcalina, livre de templates impregnadas com óxido de níquel para aplicação em biodiesel. Esses materiais foram caracterizados a fim de determinar e comparar suas propriedades estruturas como DRX, MEV, TG/DTG e FTIR. Os resultados de MEV mostraram que foi possível obter diferentes tipos de morfologias de Nb alterando as fontes de síntese pelo método utilizado, proporcionando a formação da morfologia de estruturas tubulares e cubos. As análises de DRX, indicaram que as estruturas obtidas são constituídas por niobatos de sódio. A inserção do metal níquel na melhor condição de catalisador de morfologia tubular foi eficiente de acordo com as análises físico-químicas. As análises termogravimétricas mostram que as estruturas tubulares apresentou uma boa atividade catalítica com conversão de 90 % de ácidos graxos em ésteres metílicos. Diante disso, aplicação desses catalisadores tubulares em reação de transesterificação, são matérias promissores visto que apresentam uma alta conversão na formação de biodiesel.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7961 - ANNE GABRIELLA DIAS SANTOS CALDEIRA
Interno - 13136 - LEANDRO BEZERRA DE LIMA
Externa à Instituição - TAISA CRISTINE DE MOURA DANTAS - UFRN
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 08:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern