Banca de QUALIFICAÇÃO: ISLÂNIA DOS SANTOS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISLÂNIA DOS SANTOS NUNES
DATA : 28/04/2023
HORA: 18:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE DA DINÂMICA TEMPORAL DA COBERTURA VEGETAL E SUA DEGRADAÇÃO NA MICROREGIÃO DE UMARIZAL COM BASE EM SENSORIAMENTO REMOTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Vegetação da Caatinga, SAVI, RVI, IAF, Cobertura da Terra.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A região semiárida brasileira é composta por uma vegetação que possui características únicas e fazem parte do Bioma Caatinga. Esse Bioma é exclusivamente brasileiro, possui uma grande variedade de fauna e flora que ainda é, em partes desconhecidas no meio científico. Por se tratar de um ambiente semiárido, a vegetação dessa região enfrenta muitos desafios, desde a escassez de água até as ações antrópicas ocorrentes na Caatinga. Por isso, vem se intensificando a necessidade de conhecer a dinâmica temporal da vegetação, como também os níveis de degradação ambiental que acometem a região. O trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica temporal e espacial da cobertura vegetal da microrregião de Umarizal-RN, assim como também os processos de degradação ambiental ocorridos nos últimos (vinte) anos. Os procedimentos metodológicos, utilizados foram: Imagens de satélite da série Landsat, especificamente Landsat 5, Landsat 8 e landsat 9 tanto para o período seco como para o período úmido. Para a análise da vegetação, utilizou-se dos seguintes índices: SAVI, RVI e IAF. Foi utilizado o Software QGIS, versão 3.28.3 para a elaboração dos mapas de cobertura vegetal e, e do uso da terra assim como os níveis de degradação.Os índices de SAVI trabalha sobre a atividade fotossintética da vegetação, onde for a maior atividade fotossintética, maior será o valor do SAVI. Após a analises, pode-se observar que os valores de Savi foram mais elevados no período chuvoso, como esperado em regiões semiáridas, que a vegetação se mantém verde nos períodos de maior precipitação e vai perdendo a tonalidade no decorrer do ano, o ano de 2017 destacou-se pela baixa atividade fotossintética em ambos os períodos, devido aos baixos níveis de precipitação apresentados no ano em todos os municípios, os anos de 2000, 2007, e 2022 apresentaram grandes áreas vegetadas, principalmente nos períodos chuvosos, e ano de 2014 destacou-se tanto no período chuvoso como no período seco, apresentando alta taxa fotossintética.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4253 - ALFREDO MARCELO GRIGIO
Externa ao Programa - 12919 - GABRIELA CEMÍRAMES DE SOUSA GURGEL
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO DIODATO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 20/04/2023 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern