Banca de QUALIFICAÇÃO: JAKSON BARBOSA GAMA

DISCENTE : JAKSON BARBOSA GAMA
DATA : 07/01/2022
LOCAL: CAPF/UERN

OS RECURSOS DE IDENTIFICAÇÃO E PERIODICIDADE DA METAFUNÇÃO TEXTUAL NA AVALIAÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Linguística Sistêmico-Funcional. Metafunção Textual. Identificação. Periodicidade. Produção Escrita. Avaliação.

O processo de ensino e aprendizagem da produção textual escrita na Educação Básica, notadamente nas séries finais do Ensino Médio, tem se concentrado na preparação do aluno para uma produção de texto dissertativo-argumentativo, que atenda às necessidades do Enem. Nesse sentido, ao se observar o quantitativo de redações com pontuação máxima nas últimas edições do exame nacional, percebe-se que a escola ainda tem um grande desafio pela frente, a saber: apropriação e adequação de conhecimentos teóricos e metodológicos construídos através de pesquisas no âmbito da linguística com o propósito de fornecer uma preparação adequada aos alunos, através de um processo de avaliação que oriente e fortaleça o trabalho para uma produção escrita eficiente. Diante disso, parte-se da hipótese de que os recursos de identificação e periodidicidade, da Metafunção Textual, podem ser utilizados como recurso avaliativo para estabelecer e atribuir diferentes níveis de proficiência em textos dissertativos-argumentativos para aprimorar e qualificar a escrita de maneira gradativa e processual. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo compreender o processo de avaliação de produção de textos dissertativos-argumentativos de alunos de Ensino Médio, em Língua Portuguesa, na perspectiva da LSF. Esse estudo está fundamentado nos pressupostos teóricos  defendidos por Halliday e Matthiessen (2014), Martin e Rose (2007 [2003]), Thompson (2014), Fuzer e Cabral (2014), Mendes (2018; 2016; 2010), Vian Jr (2014), Vian Jr e Mendes (2015), e outros estudiosos da área de avaliação educacional, como Hoffman (1998), Luckesi (2002), Morales (2003), como também na perspectiva da produção textual, como Geraldi (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2007), Fiorin e Savioli (2006), Koch (2005), Bakthin (2016), dentre outros. Como trajetória metodológica foram analisados três textos produzidos por três alunos das terceiras séries do Ensino Médio, da EEM Enéas Olímpio da Silva, localizada na cidade de Iracema-CE, com diferentes avaliações de níveis de proficiência atribuída pelos docentes, tendo como critérios utilizados para essa avaliação/proficiência os recursos de identificação e periodicidade. Os resultados apontam que esses recursos favorecem ao processo de avaliação na construção e aprimoramento da escrita, como forma de atribuição de níveis de proficiência alcançada pelos alunos. Portanto, a compreensão a respeito de como alunos do Ensino Médio organizam o fluxo informacional para a construção do sentido em textos dissertativos-argumentativos, realizada nessa pesquisa, permite concluir que os recursos de identificação e periodicidade, da Metafunção Textual, contribuem para um processo avaliativo de uma produção textual escrita de maneira consciente.

Presidente - 6119 - WELLINGTON VIEIRA MENDES
Interno - 1565 - JOÃO BOSCO FIGUEIREDO GOMES