Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVÂNIA BATISTA DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDVÂNIA BATISTA DE MORAIS
DATA : 15/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

UM LUGAR AO SOL: A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A CONSTITUIÇÃO DE DISCURSOS SOBRE O TRABALHO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso; Trabalho; Neoliberalismo; Novo Ensino Médio; Projeto de Vida.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

A presente pesquisa analisa coleções didáticas de Projeto de Vida, com a finalidade de investigar como os discursos sobre o trabalho, presentes nesses materiais didáticos, articulam-se com a racionalidade neoliberal, a qual permeia todo o processo de reconfiguração curricular pelo qual passou o ensino médio brasileiro nos últimos anos, notadamente no que se refere ao Novo Ensino Médio (NEM) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como objetivo geral buscamos analisar os discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida, com o intento de relacionar essa produção discursiva com o funcionamento da racionalidade neoliberal. Para abarcar com mais precisão tal objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: (a) identificar as condições de possibilidade que fazem emergir discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida; (b) descrever a produção dos discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida; (c) relacionar os discursos acerca do trabalho nas coleções analisadas com o modus operandi da racionalidade neoliberal. Em vista disso, entendemos ser pertinente a utilização da perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault, mais especificamente a partir do método arqueogenealógico, o qual é utilizado para analisar discursos, tomando o discurso enquanto um acontecimento no interior dos diversos/diferentes jogos de poder-saber-si, como diz Navarro (2020). Com isso, abordamos alguns conceitos que conduzem nosso olhar para as materialidades analisadas, como: discurso, enunciado, formação discursiva, saber e relações de poder, assim como também as teorizações desse filósofo a respeito do neoliberalismo. Além dos estudos foucaultianos, buscamos reforçar o referencial teórico, mobilizando autores como Dardot e Laval (2016), Laval (2019), Han (2020), assim como também outros estudiosos que tratam das implicações do neoliberalismo no campo educacional e no mundo do trabalho, a exemplo de Antunes (2015;2020), Freitas (2018) Resende (2018), Veiga-Neto (2018), Krawczyk e Ferretti (2019), dentre outros. A pesquisa caracteriza-se como descritivo-interpretativa de natureza documental e segue uma perspectiva predominantemente qualitativa. O corpus é formado por enunciados extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, que foram aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, a saber: : I) Caminhar e Construir: projeto de vida, de André Meller e Eduardo Campos, publicada pela editora Saraiva; II) Jovem protagonista: projeto de vida, de Gabriel Medina e Maria Clara Wasserman, publicada pela Edições SM; III) Projeto de Vida: vivências e possibilidades, de Denise Guedes Condeixa, Caio Condeixa Xavier de Oliveira, Rui Condeixa Xavier de Oliveira e Maria Cecília Guedes Condeixa, publicada pela editora Joaninha. A partir da análise realizada e considerando as que estão em andamento no processo de pesquisa, foi possível constatar que os discursos produzidos estão alinhados à racionalidade neoliberal, pois defendem valores relativos à flexibilidade, resiliência e concorrência, termos que na atualidade adentram fortemente o campo empresarial e que estão interligados com a BNCC e o NEM.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA
Interno - 5400 - JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
Externo à Instituição - AVELINO ALDO DE LIMA NETO - IFRN
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 09:58
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