Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA TATIANA PEIXOTO

DISCENTE : MARIA TATIANA PEIXOTO
DATA : 11/11/2021
LOCAL: ambiente virtual

SAÚDE E REGIONALIDADE: IMPACTO DA PRODUÇÃO STRICTO SENSU NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Palavras-chave: Desenvolvimento científico; Estresse; Saúde; Semiárido.

A saúde dos pós-graduandos parece passar despercebida aos olhos da política nacional de pós-graduação e do órgão de avaliação. No entanto, é inegável a importância de propor políticas que visem a preservação da saúde e qualidade de vida dos pesquisadores. O adoecimento no ambiente acadêmico pode comprometer aspectos pessoais, profissionais, e acadêmicos, tanto com relação a produção e o cumprimento de prazos, quanto com a permanência dos estudantes nos programas. Para tanto, temos como objeto de pesquisa uma análise regionalizada sobre a produção científica, e percepção de saúde de mestrandos e mestres egressos da área de Planejamento Urbano e Regional no Semiárido. Nesse sentido, temos como perguntas de pesquisa: Qual a percepção de saúde dos mestrandos e de egressos dos programas? As ações dos programas impactam na produção acadêmica/científica regional? Como está a saúde dos mestrandos e egressos em Planejamento Urbano e Regional do Semiárido no contexto pandêmico? O objetivo da pesquisa é analisar indicadores de desenvolvimento científico na área de Planejamento Urbano e Regional do Semiárido e os impactos na saúde dos discente e egressos. Para tanto, a pesquisa utilizará a abordagem quanti-qualitativa, sendo desenvolvida com base em três tipos de pesquisa: bibliográfica, descritiva e de campo, caracterizando-se como um método misto. A coleta de dados se dará por meio de questionário online através do Google Forms. O instrumento de coleta será encaminhado as secretárias dos programas por e-mail, as quais deverão compartilhar com os mestrandos dos anos 2019 e 2020 e egressos das turmas de 2017 e 2018, tendo como amostra mínima 83 participantes. A análise dos dados quantitativos será por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos pela análise de conteúdo. Já a Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale – PSS) será analisada conforme precedido por por Luft, Sanches, Mazo e Andrade (2007). O estudo fornecerá informações valiosas para os programas, estudantes e futuros pesquisadores que dialogam e buscam compreender a saúde no contexto acadêmico e regional. Além de trazer o tema para o debate acadêmico, espera-se que de posso dos resultados, os programas promovam palestras e eventos sobre o assunto.  Assim como, consultem a viabilidade de implantação de atendimento especializado no âmbito da instituição voltado para as necessidades dos pesquisadores da pós-graduação.

Presidente - 4527 - THEMIS CRISTINA MESQUITA SOARES
Interno - 4240 - BERTULINO JOSE DE SOUZA