Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERTON FAGNO ALBINO DE VALE

DISCENTE : ALBERTON FAGNO ALBINO DE VALE
DATA : 10/04/2024
LOCAL: Sala de Aula do Bloco de Economia

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,  CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NOS ÍNDICES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Avalição de Impacto, Controle Síntético, IDEB, IFRN.

O trabalho tem como objetivo avaliar o impacto do programa de implantação e interiorização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no desempenho das escolas do Ensino Médio nos municípios contemplados com a implantação. A carência de pesquisas que abordam a influência da implantação dos Institutos Federais como incentivo à melhoria dos Índices da Educação Básica, especialmente em estados com baixos resultados em sistemas que avaliam a educação, como é o caso do Rio Grande do Norte, justifica a relevância desse trabalho. A metodologia de Controle Sintético desenvolvida por Abadie, Dimond e Hainmuller (2010) é utilizada para obter um contrafactual na construção da trajetória das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios contemplados com a implantação do IFRN. As evidências empíricas apontam que a expansão teve um efeito positivo nas notas do IDEB.

Interno - 12534 - FRANCISCO DANILO DA SILVA FERREIRA
Presidente - 3803 - FÁBIO LÚCIO RODRIGUES