Banca de DEFESA: RAFAELA CABRAL DE OLIVEIRA

DISCENTE : RAFAELA CABRAL DE OLIVEIRA
DATA : 14/04/2023
LOCAL: Video Conferência

Diferenças salariais dos trabalhadores da indústria de cerâmica vermelha no Brasil.

indústria, cerâmica vermelha, disparidade salarial, trabalhadores.

Este estudo pretende fazer uma análise sobre a diferença salarial entre homens e mulheres na indústria cerâmica vermelha do Brasil nos anos de 2012, 2017 e 2021. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é identificar as disparidades salariais entre trabalhadores formais na indústria de cerâmica vermelha brasileira, analisando as desigualdades por macrorregião, onde, para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD-C, oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Metodologicamente, este trabalho fez inicialmente estimativas utilizando os Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), posteriormente, usou a metodologia decomposição de rendimentos de Oaxaca-Blinder (1973), e, por fim, fez uso do método recentered influence functions (RIF) regression formulado por Firpo et al. (2007). Os resultados apontam que existe diferença salarial entre os trabalhadores da indústria de cerâmica vermelha brasileira, onde este maior hiato está nos salários mais altos. As estimações mostram ainda que a renda é impactada pelo nível de escolaridade, onde os trabalhadores que possuem nível superior possuem rendimentos maiores que os trabalhadores analfabetos do setor. Ademais, o estudo evidencia a desigualdade nos rendimentos entre homens e mulheres, onde os resultados sugerem a existência de uma possível discriminação do gênero feminino. Por fim, nota-se que o maior diferencial salarial significativo é em desfavor da macrorregião Nordeste, estando estas desigualdades presentes em todos os anos do período analisado, porém, as estimativas da macrorregião Sul apresentaram a menor disparidade salarial quando comparados com os rendimentos dos trabalhadores que residem na macrorregião Sudeste, que foi utilizada como variável-base para comparação.

Externo à Instituição - ALEXSANDRO GONÇALVES DA SILVA PRADO - UFPB
Interno - 1582 - JOEDSON JALES DE FARIAS