Banca de DEFESA: EMANUEL MATEUS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUEL MATEUS DA SILVA
DATA : 24/05/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/ksz-xqpf-nuv
TÍTULO:

DA LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS À PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Portuguesa; Textos dissertativos argumentativos; Múltiplas semioses.


PÁGINAS: 169
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo analisar como os alunos produzem textos dissertativos argumentativos a partir de uma proposta de intervenção pedagógica com foco na leitura, interpretação e análise dos textos verbos visuais, como intuito de que eles compreendam a utilização de diferentes informações para construção do texto. Tomamos como objeto de investigação textos dissertativos argumentativos produzidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual no município de Farias Brito – CE. A base teórica da pesquisa está fundamentada nas ideias sobre o funcionamento dialógico da linguagem propostas pelo Círculo de Bakhtin (2013, 2015, 2016, 2017, 2018); Volóchinov (2013, 2017, 2019); Medviédev (2012) e estudiosos como Faraco (2009), Brait (2005, 2018, 2019, 2020a, 2020b), Fiorin (2020); Geraldi (1996, 2013, 2015), Sobral (2009), dentre outros. No tocante à verbo-visualidade, reportamos os estudos de Brait (2009, 2013, 2017) e Rojo (2019). No que diz respeito à multimodalidade da linguagem, referenciamo-nos nos trabalhos de Rojo (2012, 2013, 2015) e Ribeiro (2021). Para compreender o trabalho com a produção de texto na escola, buscamos nos ancorar em contribuições de Moretto (2013), Oliveira (2010), Guedes (2009) e Elias (2021). Na tentativa de aprimorar a fundamentação desse trabalho a respeito da argumentação, recorremos aos estudos da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e Fiorin (2022). Além desses trabalhos, buscamos ancoragem em estudiosos da linguística textual, dentre eles Antunes (2003) e Koch (2021), para nos aprofundar sobre estratégias relativas à construção da argumentação. Como apoio teórico para a proposta do projeto de intervenção, reportamo-nos em Hernández e Ventura (2017). Com relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa pode ser caracterizada como sendo uma pesquisa-ação. Assume uma análise interpretativa, com foco qualitativo e procedimentos que incluem a descrição e a interpretação. O estudo contempla a análise de dez textos produzidos pelos alunos, sendo cinco da situação inicial, produzidos antes da intervenção pedagógica, e cinco da situação final, produzidos após a intervenção pedagógica. O corpus analisado demonstra que as dificuldades dos alunos em realizar um diálogo com texto verbo-visuais e visuais antes da intervenção pedagógica foram amenizadas após o processo interventivo, visto que, na produção final, percebemos a presença das ideias contidas nos textos motivadores (verbo-visuais e visuais) nos enunciados dos autores. Indica, ainda, que a intervenção pedagógica contribuiu para o desenvolvimento das competências de leitura e interpretação dos textos verbo-visuais e visuais para escrita de textos dissertativos argumentativos. Esses resultados revelam que o trabalho a partir da análise dos textos motivadores para escrita, pode auxiliar na direção de um ensino de produção textual, de modo a contribuir para o desenvolvimento das competências argumentativas e reflexivas dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5400 - JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
Interno - 1612 - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 12/05/2023 08:38
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